The Voice enfrenta mesmo problema de programa fracassado da Globo
19/11/2022 às 13h15
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fátima Bernardes não fez a estreia mais feliz ao assumir o comando do The Voice Brasil. O talent show da Globo lançou sua 11ª temporada em baixa, batendo o recorde negativo da atração. Mas audiência não é o único problema do reality: o programa também encontra dificuldades em emplacar no mercado publicitário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Notícias da TV, a nova temporada do The Voice Brasil estreou com apenas uma cota de patrocínio vendida. Dos anunciantes do ano passado, apenas o Bradesco permaneceu, enquanto Devassa, Shopee, Deezer e Claro não renovaram a parceria.
Ainda segundo a notícia, o departamento comercial da Globo negociava uma das cotas de patrocínio com a Seara, empresa da qual Fátima Bernardes é garota-propaganda, mas não fechou acordo até o momento. A emissora continua buscando novos patrocinadores para a atração.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Tragédia anunciada
O fraco desempenho comercial do The Voice Brasil está relacionado ao momento do ano em que a Globo escolheu para lançá-lo. Afinal, a Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo domingo (20), vem mobilizando o mercado publicitário e concentrando as vendas deste fim de ano. Com isso, “sobra” pouca coisa para o programa musical.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Curiosamente, a atual situação pode ser considerada uma “tragédia anunciada”, já que a Globo sabia das dificuldades em emplacar anunciantes para seus realities no segundo semestre deste ano. Tanto que foi esse o motivo de a emissora cancelar a quarta temporada de Mestre do Sabor (foto acima).
A princípio, o reality culinário apresentado por Claude Troisgros estava confirmado para o segundo semestre de 2022. Mesmo o programa nunca ter atendido as expectativas de audiência da emissora, seu apelo comercial garantia sua vaga na grade. No entanto, considerando a dificuldade que seria vender a atração perto da Copa do Mundo, a Globo preferiu cancelá-la.
Baixa audiência
De acordo com dados do Kantar Ibope Media, o primeiro episódio da nova edição do The Voice Brasil anotou 15,1 pontos de audiência na Grande São Paulo. Trata-se do pior resultado de uma estreia de toda a história do programa, que foi lançado nas tardes de domingo em 2012. Em seu primeiro ano, a estreia registrou 15,5.
São várias as explicações para o baixo desempenho do programa, que agora conta com Fátima Bernardes e Thaís Fersoza. Além do desgaste natural da fórmula, o talent show sofre com a baixa entrega da novela das nove. O fraco desempenho de Travessia ajuda a puxar o reality para baixo.
Mas o programa tem chances de se recuperar. A boa audiência atraída pela Copa do Mundo deve alavancar a grade da Globo como um todo, o que ajudará o musical. Além disso, mesmo que o programa não emplaque, o “prejuízo” não se arrastará, já que a atração terá uma temporada curta e sairá do ar em 28 de dezembro.