Dyego Terra

O SBT mostrou mais uma vez que não tem planejamento algum na edição de suas novelas, principalmente as que são exibidas fora da faixa Novelas da Tarde. A cada nova exibição, os dramas transmitidos no horário do almoço  terminam com cortes bruscos, sem razão alguma, tudo por falta de critérios.

A vítima da vez é Maria Esperança, que fez sucesso em todas as exibições, mas agora está sendo retalhada do horário.

Vale puxar pelo retrospecto. Quando a emissora resolveu investir em novelas na faixa das 12h às 15h, estava flertando com números próximos de um ponto no ibope, perdendo em audiência para Globo, Record e Band.

Devolveram a dignidade

Programa Silvio Santos

As tramas chegaram para devolver a dignidade do horário. Embora não brigassem com a Record pela vice-liderança, Carrossel e Esmeralda, as primeiras a ocuparam a faixa, chegaram a oscilar entre quatro e cinco pontos no ibope.

A primeira obtinha picos de segundo lugar contra o início do Balanço Geral, enquanto a segunda chegou a ficar a décimos do programa policial, até então imbatível.

Todo o esforço foi em vão, pois Silvio Santos (foto acima) resolveu se desfazer dos produtos para estrear enlatados trazidos por ele. O programa dos anões e uma atração de histórias dramáticas foram responsáveis por fazer a audiência despencar.

Vale dizer que as tramas, diferentemente da novela estrelada por Bárbara Paz, nem chegaram a ser cortadas, foram simplesmente puladas para os seus finais, sem respeito algum pelo telespectador.

Sucesso terminará bruscamente

Após o fracasso eminente dos programas do dono da emissora, as novelas foram recrutadas novamente e Maria Esperança (foto acima) e Cristal foram trazidas de volta. As tramas oscilam entre dois e três pontos e marcam, relativamente, menos pontos que as primeiras da faixa.  Isso deve acontecer porque o público está reticente com a emissora quanto à continuidade de suas novelas.

Ainda assim, os folhetins aumentaram o ibope dos programas trazidos por Silvio.

Mas, simplesmente sem explicação, a novela passou a ser totalmente mutilada, chegando a ter cinco capítulos exibidos em um.

Talvez a manobra seja para evitar estrear uma trama em dezembro, mês em que o folhetim original de 2007 terminaria. Assim, a novela, que foi sucesso em todas as suas exibições, principalmente na reapresentação anterior, onde registrou o melhor desempenho, está sendo cortada.

Substituta definida

Tudo para que Pequena Travessa, trama que, diferentemente da anterior, nunca foi bem em nenhuma das suas reapresentações, possa estrear na próxima segunda-feira, 21. Com isso, o remake de Maria Mercedes também deve terminar em novembro, tendo pelo menos um mês de capítulos eliminados.

Pequena Travessa traz Bianca Rinaldi vivendo papel duplo, já que interpreta Júlia e Júlio. É que, por causa da dificuldade em conseguir emprego, a jovem, que agora se vê obrigada a sustentar a família por causa da doença de seu pai, precisa aceitar a vaga de motoboy de uma empresa.

Mas, é graças a esse trabalho que ela irá encontrar Alberto (Rodrigo Veronese), por quem irá se apaixonar, vivendo uma vida dupla e se metendo em diversas confusões.

Incoerência de milhões

Carrossel

É muito válido dizer que o SBT não possui muitos títulos para revezar em duas faixas dedicadas à reapresentação de novelas brasileiras em suas tardes. Só este ano, o canal queimou quatro sucessos e não dispõe de muitos outros para colocar no horário.

Chega a ser incoerente que todos eles tenham sido editados para saírem do ar mais cedo diante desse fato consumado. Mas é aquilo né, para desistir mais uma vez das novelas e apostar em outra coisa ou repetir tudo de novo, é um pulo.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor