Terremoto, novela às pressas e dribles na censura: as proezas que só Janete Clair conseguia

Se estivesse viva, Janete Clair teria completado 95 anos no último mês de abril. Listamos abaixo algumas proezas da grande autora, que tinha um justo apelido: Nossa Senhora das Oito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Em 1967, Janete Clair foi convocada pela Globo para dar um jeito na novela Anastácia, a Mulher Sem Destino, que ia de mal a pior. Resultado: ela criou um terremoto que eliminou mais de 100 personagens e deu um salto de 20 anos na história. Após o fato, a audiência da novela melhorou consideravelmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

2 – Em 1969, mesmo contratada da Globo, onde concluía Passo dos Ventos e iniciava Rosa Rebelde, ela atendeu pedido do amigo Daniel Filho e escreveu a novela Os Acorrentados para a TV Rio, que dava seus últimos suspiros.

3 – Ainda em 1969, com Véu de Noiva, ela foi responsável por modificar a estrutura das novelas da Globo, que seguiam, até então, o estilo capa-e-espada de Glória Magadan. Véu de Noiva abordava temas brasileiros da atualidade e foi um grande sucesso.

4 – Em 1970, ela escreveu Irmãos Coragem e foi responsável por chamar a atenção do público masculino para as novelas. A trama alcançou índices maiores que alguns jogos do Brasil na Copa do Mundo daquele ano.

5 – Ainda sobre Irmãos Coragem, Janete escreve sozinha os 328 capítulos da trama, sem ajuda de qualquer colaborador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


6 – Aliás, Janete escreveu várias novelas das oito de forma sequencial, algo impensável nos dias atuais: Sangue e Areia (1967), Passo dos Ventos (1968), Rosa Rebelde (1969), Véu de Noiva (1969), Irmãos Coragem (1970), O Homem que Deve Morrer (1971), Selva de Pedra (1972); e depois O Semideus (1973) e Fogo Sobre Terra (1974). Além disso, ela escreveu praticamente uma novela por ano entre 1967 e 1983, quando morreu, vítima de câncer.

7 – Em 1972, ela escreveu o especial Meu Primeiro Baile, primeira produção da Rede Globo a ser gravada e exibida em cores.

8 – No mesmo ano, com Selva de Pedra, ela alcançou a atualmente inimaginável marca de 100 pontos de audiência no capítulo 152.

9 – Em 1975, quando censuraram Roque Santeiro, de seu marido Dias Gomes, ela criou uma nova história em tempo recorde, usando praticamente o mesmo elenco. Surgia Pecado Capital, outro grande sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


10 – Com O Astro, em 1977, ela parou o Brasil, que queria saber quem havia matado Salomão Hayala.

11 – A autora lutou contra a censura da ditadura militar em diversas tramas: Irmãos Coragem, O Homem que Deve Morrer, Fogo Sobre Terra, Duas Vidas e Sétimo Sentido, entre outras.

Sair da versão mobile