Terra e Paixão repete erro visto em novelas recentes da Globo
27/10/2023 às 9h11
Em Terra e Paixão, novela das nove da Globo, Aline (Barbara Reis) é a mocinha da história e está sempre acompanhada por sua mãe, Jussara (Tatiana Tiburcio). Na vida real, no entanto, um fato em relação às duas chama atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando há a escalação do elenco de uma novela, as escolhas são feitas com base nos perfis dos personagens escritos pelo autor, que indica ainda a idade de cada um. Mas a idade que aparece no papel, geralmente não é seguida na hora de escolher um artista para a produção.
Por conta disso, em alguns casos pais e filhos têm idade bem próxima na vida real. E é isso que acontece na atual novela das nove da Globo, assim como em outras tramas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diferença de idade em Terra e Paixão
Tatiana Tiburcio, que dá vida a Jussara, tem 46 anos. Já Barbara Reis, que interpreta Aline, tem 33. Uma diferença de apenas 13 anos. Pode até ter sido que a mulher tenha tido um filho quando ainda era adolescente, embora não exista nenhum indicativo na história.
Mesmo com a pouca diferença de idade entre as duas, Tatiana aparenta ser uma mulher de mais idade em Terra e Paixão, fruto da caracterização e da maquiagem, que dão esse aspecto.
LEIA TAMBÉM:
● Nada feito: reprise de novela fez musa levar Globo à Justiça
● Sucesso de Tieta abre caminho para volta de quatro novelas da Globo
● Além de Tieta: três novelas antigas da Globo que voltam em breve
[anuncio_2]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ficção ignora realidade
Esse, no entanto, está longe de ser um caso específico. Várias outras novelas passaram pela mesma situação. Um caso recente aconteceu em Vai na Fé (2023), em que Sheron Menezzes, de 39 anos, interpretou Sol, a mãe de Jenifer, vivida por Bella Campos, de 24.
Na primeira fase do remake de Pantanal (2022), Irandhir Santos e Renato Góes foram pai e filho, dando vida a Joventino e José Leôncio, respectivamente. Na vida real, Irandhir tinha 43 anos, enquanto Renato estava com 35 anos.
Taís Araújo e Humberto Carrão já chegaram a ser irmãos em Cheias de Charme (2012). Sete anos depois, no entanto, os dois voltaram a contracenar em Amor de Mãe (2019-2021) como mãe e filho.
Na época, a intérprete da advogada Vitória estava com 41 anos. Já o ator tinha 28 anos, uma diferença de 13 anos também.
A diferença de idade foi ainda mais próxima em Segundo Sol (2018). Na trama de João Emanuel Carneiro, Emilio Dantas (Beto Falcão) tinha 35 anos na época, enquanto o filho da ficção, Danilo Mesquita (Valentim), estava com 26.
Mais casos
Na novela Em Família (2014), Julia Lemmertz estava com 50 anos quando interpretou a última Helena de Manoel Carlos. Na história, sua mãe era Chica, vivida por Natália do Vale, que tinha apenas dez anos a mais: 60 anos.
No mesmo folhetim, Gabriel Braga Nunes, de 41 anos, interpretou Laerte. Ele era filho de Selma, vivida por Ana Beatriz Nogueira, que tinha 46. Apenas cinco anos de diferença separavam os atores.
Em Salve Jorge (2012), Giovanna Antonelli, na época com 36 anos, deu vida à delegada Helô. Ela era mãe de Drika, interpretada por Mariana Rios, que estava com 27 anos.
Já em Passione (2010), a veterana Cleyde Yáconis tinha 87 anos quando viveu Brígida. Na trama, ela era mãe de Eugênio, personagem de Mauro Mendonça, que estava com 79 anos. Somente oito anos de diferença entre os dois.