Terra e Paixão encara crise sem precedentes no horário nobre da Globo

13/05/2023 às 19h13

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Cauã Reymond (Caio) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Walcyr Carrasco conhece bem os segredos para conquistar o público. O autor é mestre em criar histórias populares e não tem pudores em promover alterações drásticas nos rumos de seus folhetins na tentativa de agradar a audiência.

Divulgação / Globo

A direção da Globo sabe disso. Por isso, atribuiu ao autor a missão de estancar a fuga de público e reverter a má fase da faixa. Afinal, a emissora vive uma crise sem precedentes em seu principal horário de novelas. Terra e Paixão, estrelada por Cauã Reymond e Barbara Reis (foto acima), está incumbida de mudar este cenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiascos em série

Babilônia - Adriana Esteves, Camila Pitanga e Gloria Pires

Divulgação / Globo

De acordo com um levantamento do jornalista Jeff Benício, do portal Terra, a Globo amargou nada menos que oito fracassos na faixa das 21 horas nos últimos 10 anos. Trata-se de uma marca histórica, afinal, a emissora tem seus fiascos, mas não de uma maneira tão frequente.

De 2013 para cá, a Globo exibiu 17 novelas das nove. Destas, metade fechou com a audiência abaixo do esperado. Os títulos figuram como os maiores fracassos da emissora no horário.

LEIA TAMBÉM:

Em Família (2014), Babilônia (2015, foto acima), A Regra do Jogo (2015), Velho Chico (2016), A Lei do Amor (2016), O Sétimo Guardião (2018), Um Lugar ao Sol (2021) e Travessia (2022) são as novelas menos vistas deste período. Todas elas integram a lista das tramas com menor audiência do horário. Ou seja, a Globo enfileirou seus maiores fiascos num curto período de tempo.

Crise dos veteranos

Gloria Perez

Reprodução / HBO Max

Curiosamente, a grande maioria das novelas das nove fracassadas da Globo são assinadas por autores veteranos, que já integraram o chamado “time de ouro” das novelas do canal. Manoel Carlos (Em Família), Gilberto Braga (Babilônia), Benedito Ruy Barbosa (Velho Chico), Aguinaldo Silva (O Sétimo Guardião) e Gloria Perez (Travessia) foram profundamente infelizes em seus últimos trabalhos no horário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do “novo time”, João Emanuel Carneiro (A Regra do Jogo) e Maria Adelaide Amaral (A Lei do Amor) também faziam parte da “elite” dos autores da casa. É de João as festejadas A Favorita (2008) e Avenida Brasil (2012), enquanto Amaral assinou inúmeras minisséries de sucesso, além das elogiadas novelas Anjo Mau (1997), Ti Ti Ti (2010) e Sangue Bom (2013).

Apenas Lícia Manzo é estreante dentre os autores que amargaram fracassos no horário. Mesmo elogiada, Um Lugar ao Sol não conquistou o público e enfrentou problemas de produção por conta da pandemia da Covid-19.

Missão quase impossível

Terra e Paixão - Gloria Pires e Tony Ramos

Reprodução / Globo

Ou seja, o horário nobre da Globo enfrenta a pior crise de sua história. Novelas que se tornam unânimes, como o remake de Pantanal (2022), parecem cada vez mais raras. Uma situação quase impensável há poucos anos atrás.

Os motivos deste cenário desastroso são muitos. Um deles é a crise criativa do gênero. Os autores veteranos encontraram dificuldades em se reinventar, enquanto a emissora se mostrou incapaz de renovar o time do prime time. É um problema bastante complexo.

Além disso, a Globo não reina mais absoluta junto ao público. Atualmente, o canal disputa a atenção da audiência com outras formas de entretenimento, sobretudo o streaming. Não por acaso, as plataformas somadas já dão mais audiência que as emissoras concorrentes da Globo. Há mais opções, e isso pulveriza o público.

Cabe à própria Globo entender sua posição nessa nova realidade. A emissora sabe que os números gordos de antes são coisa do passado. Mas, ao mesmo tempo, entende a necessidade de se reinventar para reconquistar parte do público perdido. No entanto, ainda faltam ações mais efetivas para buscar este novo caminho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.