Não é só a Jovem Pan News quem junta os cacos e tenta se reerguer após o fracasso da estratégia de abraçar com força o bolsonarismo. Espécie de “irmã” do canal de notícias, já que compartilhavam esse tipo de pensamento, a RedeTV! também adotou rumo semelhante e acabou se dando muito mal.

Alerta Nacional, Sikera Jr

Nos últimos quatro anos, enquanto defendia o Governo por meio de nomes como Luis Ernesto Lacombe, Sikera Jr. (foto acima) e Silvio Navarro, a emissora se esqueceu do básico: fazer televisão. Com isso, a programação ficou jogada às traças e a audiência, que já não era lá grandes coisas, despencou de vez.

Agora, para tentar recuperar sua imagem, que saiu completamente arranhada desta aposta política, a RedeTV! planeja uma reformulação total. O canal pensa numa reforma completa, que pode culminar, inclusive, com a mudança de nome da emissora.

Novo canal

Mega Senha - Marcelo de Carvalho
Reprodução / RedeTV!

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a direção da emissora analisa uma reforma geral no intuito de sair do buraco no qual o canal se enfiou nos últimos anos. Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho (foto acima), os sócios donos da RedeTV!, não pretendem vender a emissora, como chegou a ser especulado, mas sim mudar tudo.

Ainda segundo Ricco, a ideia da mudança pode, inclusive, atingir o nome do canal. Isso porque a ideia seria, realmente, começar do zero. Com isso, um novo nome seria um indicativo, tanto para o público quanto para o mercado publicitário, de que se trata, verdadeiramente, de uma nova emissora.

Fato é que o nome RedeTV!, desde sempre, acabou muito vinculado a atrações de gosto duvidoso e apelação, em razão da programação popularesca que o canal lançou ao longo de sua existência. A adesão à extrema-direita ajudou a desgastar um nome que, por si só, já estava bem combalido.

Programação

João Kléber

Quanto ao nome, ainda não se sabe se realmente mudará. Mas a emissora pretende, sim, promover uma ampla reforma em sua programação. Ao anunciar o fim do Encrenca, no final do ano passado, o canal emitiu um comunicado no qual adiantava que preparava uma grande mudança para 2023.

No entanto, até aqui, não houve qualquer anúncio de novas contratações ou estreias de novos programas. O único projeto engatilhado na emissora, por enquanto, nem é novidade: trata-se da nova versão do Teste de Fidelidade, apresentado por João Kleber (foto acima).

Afastamento

Opinião no Ar - Luís Ernesto Lacombe
Divulgação / RedeTV!

Mas há um indício de que a RedeTV! quer se desvincular de vez do bolsonarismo. O canal vem afastando nomes de seu cast vinculados à extrema-direita. Luis Ernesto Lacombe (foto acima), por exemplo, foi afastado assim que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado do segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Recentemente, o canal também demitiu o comentarista Silvio Navarro. E até Marcelo de Carvalho, ferrenho defensor de Bolsonaro, poderia sair num ano sabático, segundo informou Flavio Ricco recentemente.

Ao mesmo tempo, nomes mais alinhados ao novo governo chegam para reforçar o jornalismo da emissora. É o caso de Kennedy Alencar, que foi recontratado recentemente, e Amanda Klein, prata da casa que reassume o comando do RedeTV News.

As mudanças, claro, são um sinal ao mercado e ao público de que a RedeTV! vem se desvinculando do bolsonarismo. Um sinal que se faz necessário, sobretudo após os ataques em Brasília de 8 de janeiro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor