A TV Jovem Pan News vive uma fase crítica. A emissora, que chegou a bater a CNN Brasil logo que entrou no ar, perdeu fôlego na briga pela audiência entre os canais de notícias. Por conta do cenário infeliz, o veículo tem buscado uma ampla reformulação.

Maju Coutinho, Andreia Sadi e Elaine Bast
Reprodução / Redes Sociais

Após anunciar o ex-CNN André Ramos como novo diretor de jornalismo, a emissora da família Carvalho agora busca uma nova estrela. E a jornalista Elaine Bast, conhecida por seus 23 anos na Globo, pode ser anunciada como novo reforço da estação.

[anuncio_1]

Negociação

Elaine Bast
Reprodução / Redes Sociais

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, Elaine Bast (foto acima) e Jovem Pan News estão em negociações bastante avançadas. Segundo o jornalista, faltam poucos detalhes para que ela seja contratada pela emissora.

Caso a contratação se confirme, será a volta da repórter à TV, cerca de 10 meses após sua demissão da Globo. A profissional bateu ponto na rede dos Marinho por 23 anos, atuando como repórter para o Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Fantástico e SP2. Bast também foi correspondente em Nova York entre 2011 e 2016 e passou pela GloboNews.

Demissão

Elaine Bast
Reprodução / Globo

Elaine Bast surpreendeu o público ao pedir demissão da Globo após ter trabalhado na emissora por 23 anos, em maio do ano passado. A decisão se deu porque Bast estaria se sentindo “desprestigiada” no canal.

Segundo Ricardo Feltrin, colunista do UOL, Elaine Bast pediu para sair da emissora carioca insatisfeita por conta da falta de perspectiva na rede. Ela considerou que não tinha mais como crescer dentro do canal e optou pelo desligamento.

Na época, a jornalista lutava para emplacar um quadro sobre economia popular em algum jornal da emissora. Com formação em jornalismo e em economia, a profissional é especialista no assunto e tentava se colocar nesta seara, mas não obteve sucesso. Curiosamente, os jornais locais da Globo até lançaram um quadro nessa linha, mas com outro profissional.

De fora

Elaine Bast se demitiu na Globo em um momento de muitas mudanças nos postos do jornalismo do canal. Mas ela não entrou em meio a estas recolocações, ato que foi entendido como um sinal de desprestígio.

Na mesma época, a apresentadora Michelle Barros pediu demissão pelo mesmo motivo, já que a emissora preferiu tirar José Roberto Burnier da GloboNews para a vaga de Carlos Tramontina (foto acima) no SP2 ao invés de considerá-la.

Ao deixar a Globo, Elaine Bast passou a se dedicar a um projeto na internet, no qual ela apresentava pequenos vídeos sobre economia popular. No primeiro deles, lançado em junho do ano passado, ela usou sua própria demissão da Globo como exemplo para falar sobre a importância de se ter um “colchão de emergência” nas finanças domésticas.

“Eu, antes de pedir demissão na Globo, fiz essa reserva de dinheiro que é para segurar as pontas até arrumar outra colocação”, explicou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor