Novelas

Tem chão ainda: saiba quando termina Mulheres de Areia na Globo

Mulheres de Areia - Marcos Frota

Marcos Frota como Tonho da Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Um dos maiores clássicos da teledramaturgia nacional, Mulheres de Areia (1993) foi a escolha da Globo para ganhar uma Edição Especial na faixa das 14h40. Trata-se da quarta exibição da trama na TV aberta, já que ela também foi reprisada em 1996 e 2011, sempre com sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Frota como Tonho da Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Até aqui, a trama de Ivani Ribeiro estrelada por Gloria Pires não tem conseguido manter os bons índices de suas antecessoras, O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003). Contudo, a novela ainda tem chão pela frente.

Vai longe

Adriana Esteves (Catarina) e Eduardo Moscovis (Petruchio) em O Cravo e a Rosa (Nelson Di Rago / Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo inaugurou a faixa Edição Especial às 14h40 com o repeteco de O Cravo e a Rosa. A trama elevou a audiência do horário e resolveu um problema para a Globo, já que a emissora costumava perder para a Record e seu A Hora da Venenosa.

A trama foi exibida praticamente na íntegra. Os 221 capítulos originais se transformaram em 211 na reprise. E algo parecido aconteceu com sua sucessora, Chocolate com Pimenta. A trama teve seus 209 episódios reexibidos num total de 190 capítulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Assim, especula-se que o mesmo deve acontecer com Mulheres de Areia, Até aqui, o folhetim tem sido transmitido praticamente sem cortes, o que indica que a trama não deve ser retalhada na reapresentação. Por isso, estima-se que os 203 capítulos originais da novela se convertam em 185. Dessa forma, Mulheres de Areia deve sair do ar entre o final de fevereiro e início de março do ano que vem.

Em baixa

Gloria Pires como Ruth em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

No entanto, esta estimativa só vale se a Globo mantiver o atual ritmo. Sempre há o risco de a novela ser editada para ter seu final antecipado, caso não alcance a audiência desejada pela emissora.

Por enquanto, Mulheres de Areia tem ficado abaixo de suas antecessoras. Sua média geral, até o momento, é de 11,79 pontos. Não chega a ser um resultado ruim, mas a trama tem dado alguns sustos na Globo.

Se na semana da estreia, quando dividia a faixa com o final de Chocolate com Pimenta, a novela alcançou 13 pontos, a média caiu para 10 na terceira semana. Com isso, a Record voltou a ensaiar uma recuperação e chegou a beliscar a liderança, algo que não acontecia há quase dois anos. Atualmente, a novela tem se estabilizado nos 12 pontos, uma média razoável.

Leia também: Sacanagem: antes de deixar a Globo, astro foi esquecido em homenagem

Que novela vai substituir Mulheres de Areia?

Christiane Torloni como Dinah em A Viagem (Divulgação / Globo)

A Globo deve definir apenas mais adiante a próxima atração da Edição Especial. E os resultados de Mulheres de Areia podem ser decisivos para a escolha do novo repeteco.

Caso a novela não decole, é provável que a emissora opte por uma trama à prova de erros e escolha uma novela de Walcyr Carrasco para reprisar. Assim, Alma Gêmea (2005) e Caras e Bocas (2009) surgem como favoritas ao posto, já que elas têm a mesma essência de O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta.

No entanto, se Mulheres de Areia empolgar e a audiência crescer, abre-se o caminho para que outros clássicos mais “antigos” sejam resgatados. Por isso, desde já, inicia-se uma torcida para A Viagem (1994), outra trama de Ivani Ribeiro que costuma ir bem sempre que é reprisada. Façam suas apostas!

Sair da versão mobile