Flora (Patrícia Pillar) é uma vilã tão dissimulada que enganou até os espectadores de A Favorita. Nos primeiros meses da trama do Vale a Pena Ver de Novo, o jeito de “coitadinha” da megera levou o público a acreditar que ela tinha, sim, sido presa injustamente pelo assassinato de Marcelo (Flavio Tolezani).

Silveirinha e Flora - Ary Fontoura e Patrícia Pillar - A Favorita

No entanto, a esta altura da novela de João Emanuel Carneiro, o público já sabe quem é Flora. Mas a vilã continuará enganando os personagens principais de A Favorita por mais algum tempo. Vai demorar mais um pouco para que Gonçalo (Mauro Mendonça), Irene (Gloria Menezes) e cia descubram a verdade face da serial killer.

A verdade será descoberta aos poucos em A Favorita. Isso porque Flora faz questão de eliminar aqueles que descobrem seu segredo. Em breve, ela dará cabo da vida de Maíra (Juliana Paes), que descobrirá a verdade, mas será silenciada antes de revelá-la.

Família Fontini

A Favorita

Mas, na casa dos Fontini, Flora será tratada como uma samaritana por bastante tempo. Gonçalo, Irene e Lara (Mariana Ximenes), acreditando terem participado de uma injustiça ao condená-la, fazem de tudo para reparar este “erro”. Enquanto isso, Flora debocha da ingenuidade do clã.

No entanto, Flora ainda enfrentará a resistência de Lara. Mesmo diante de todas as evidências de que Donatela (Claudia Raia) é a assassina, Lara não consegue se convencer 100%. Com isso, a jovem sempre manterá um pé atrás diante de sua mãe biológica.

Sabendo da resistência de Lara, Flora vai até mesmo armar o sequestro da filha, apenas para poder salvá-la e sair como uma heroína. Inicialmente, o plano dá certo, mas Lara seguirá desconfiando das boas intenções da mãe.

Verdade vem à tona

Gonçalo - Mauro Mendonça - A Favorita

Com isso, o primeiro a descobrir a verdade sobre a vilã será Gonçalo. O milionário ficará chocado ao receber um DVD com imagens que mostram Flora atirando em Salvatore (Walmor Chagas). As imagens foram feitas por Dodi (Murilo Benício), que as usa para chantagear a vilã. Num determinado momento da trama, o vídeo chegará às mãos de Gonçalo.

No entanto, Gonçalo não terá tempo de alertar sua família sobre a verdade. Isso porque Flora logo fica sabendo que o dono da fábrica de celulose está com a prova de que ela é uma assassina. Assim, ela tira a vida do milionário.

Para matar Gonçalo sem deixar vestígios, Flora substitui seu remédio para a pressão por pílulas de farinha. Em seguida, lhe dá um grande susto, ao sujar todo o rancho de sangue e dar a entender que matou Lara e Irene. Ao ver a cena macabra, Gonçalo não resiste e morre.

Já Lara descobrirá a verdade mais à frente. A jovem descobrirá que Donatela está viva e, inicialmente, fica chocada com tudo o que aconteceu. Mas logo Lara se convence da verdade e passa a ajudar a mãe de criação a destruir a vilã.

“Anta histórica”

Irene, claro, é a última a abrir os olhos. A esposa de Gonçalo só se convencerá de que Flora é do mal ao ouvir as maiores barbaridades da própria boca da vilã. Com a pulga atrás da orelha, a idosa entra na casa de Flora sem ser vista e, com a presença da vilã, Irene se esconde no banheiro.

Sem saber que Irene está ali, Flora debocha da “amiga”.

“Não dá para acreditar que essa velha tapada. Ela me adora, Silveirinha. Dá para entender uma coisa dessa?”, diz a vilã ao personagem de Ary Fontoura.

“A mulher é uma anta histórica! Eu matei o filho dela, eu sequestrei a neta dela, eu dei cabo do marido dela e a mulher ainda gosta de mim!”, completa Flora.

No banheiro, Irene fica horrorizada com o que escuta e finalmente cai na real. Neste momento da trama, Irene já sabe que Donatela está viva.

Assim, ao saber que foi injusta com a nora a vida toda, a milionária procura a ex-cantora e lhe pede perdão de joelhos. Depois disso, Irene se torna uma importante cúmplice da mocinha.

Juntos, Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), Donatela, Lara, Irene e Silveirinha (que se redime na reta final da trama) armam um grande plano para fazer Flora confessar seus crimes. Só assim eles finalmente conseguirão provar a inocência de Donatela.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor