Apostando em novos rostos, a Globo escalou Zahy Tentehar para o elenco de No Rancho Fundo. Iniciante, a atriz já esteve presente em produção da emissora e ganhou sua primeira oportunidade no canal carioca por acaso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na trama das seis assinada por Mário Teixeira, Zahy interpreta a advogada Paula Alexandre, que auxilia a família de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) na questão das terras onde está localizada a Gruta Azul onde a turmalina paraíba foi encontrada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Profissional competente, a personagem é descrita como tímida, mas determinada a mudar. Ao longo da história, ela ainda ajudará Bladina (Luisa Arraes) quando o assunto envolver a justiça.
Quem é Zahy Tentehar, a Paula Alexandre de No Rancho Fundo?
Indígena, Zahy Tentehar nasceu na aldeia Colônia, na reserva indígena Cana Brava, localizada no Maranhão. Atualmente com 34 anos, ela deixou sua terra natal aos 19 para “tentar a sorte” no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Atriz, roteirista, diretora, artista plástica e ativista, a moça estreou na televisão na minissérie Dois Irmãos (2017), da Globo, em que interpretou Domingas. Depois, esteve no filme Não Devore Meu Coração (2017) e no documentário Uýra: A Retomada da Floresta (2022).
Zahy também integrou o elenco das séries Independências (2022), da TV Cultura e Cidade Invisível (2021), da Netflix, além de participar dos curtas Semente Exterminadora (2017) e Zahy: Uma Fábula do Maracanã (2012), em que também foi roteirista.
Após se destacar, ela foi a primeira mulher indígena a ser indicada e ganhar o Prêmio Shell na categoria de “Melhor Atriz”.
Neste ano, além de estar no elenco de No Rancho Fundo com a personagem Paula Alexandre, a atriz também participou do especial Falas da Terra, exibido pela Globo em abril.
Novata de No Rancho Fundo tem 33 irmãos e perdeu a mãe
Criada na aldeia, Zahy é de uma família numerosa. Ela é a caçula de 33 irmãos – ao menos que ela saiba.
“Esses a gente tem certeza, pode ter mais”, declarou ela em entrevista ao jornal O Globo, em abril.
A artista é filha de uma figura histórica: sua mãe foi a primeira pajé mulher da reserva indígena de Cana Brava. Ela morreu em 2021 por causa de uma infecção generalizada.
Atriz de No Rancho Fundo conseguiu chance na Globo por acaso
Na época em que se mudou para o Rio de Janeiro, Zahy Tentehar se abrigou na Aldeia Maracanã, uma espécie de aldeia urbana formada que fica ao lado do estádio, na Zona Norte da cidade. O movimento ocupa o local, que é o antigo Museu do Índio, desde 2006.
Depois de chegar ao local ainda jovem, ela participou dos vários protestos para manter de pé a aldeia. Foi em meio a isso que um dos vídeos em que ela discursava viralizou e chegou ao diretor Luiz Fernando Carvalho, que estava à procura de uma atriz indígena para o elenco da minissérie Dois Irmãos.
“Ele fez testes com outras atrizes, mas queria uma com vivência e que falasse língua originária. O teste era cantar uma canção de ninar, eu tinha 23 anos. Foi meu primeiro trabalho, não busquei isso como sonho. Posso dizer que caí de paraquedas”, relatou ela.
Assim começou a trajetória artística de Zahy Tentehar como atriz, até chegar em No Rancho Fundo, a primeira novela da carreira.