Incomodada com a audiência morna e a falta de repercussão de Renascer, a Globo decidiu tomar uma atitude definitiva para salvar a trama escrita por Bruno Luperi. Trata-se de mais uma estratégia para tentar estancar a crise.

Sophie Charlotte em Renascer
Sophie Charlotte em Renascer

Depois de antecipar tramas e ajustar capítulos na edição, a direção da emissora agora apostará numa espécie de campanha de relançamento de Renascer. A ideia é fazer com que o público volte a repercutir os acontecimentos da novela.

A nova estratégia já começou a ser colocada em prática e deve ser intensificada nos próximos dias.

Relançamento

Com média geral de 25,6 pontos no Kantar Ibope Media, Renascer está longe dos 30 pontos sonhados pela Globo. No entanto, a audiência da novela não incomoda tanto a direção da emissora quanto à falta de repercussão do remake do clássico de Benedito Ruy Barbosa.

Buscando fazer a novela voltar a cair na boca do povo, como aconteceu durante a primeira fase do folhetim, a Globo vai apostar agora no relançamento da trama. De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a emissora transformará a novela em pautas de seus programas.

Isso começou no último domingo (12), quando Theresa Fonseca, intérprete de Mariana, participou do Domingão com Huck. A atriz integrou o júri artístico da Dança dos Famosos e aproveitou a oportunidade para falar sobre a novela e sua personagem.

Mais Renascer na programação

Gabriela Medeiros em Renascer
Gabriela Medeiros em Renascer

Ainda segundo o F5, estão previstas novas participações do elenco de Renascer em programas de entretenimento da Globo. Malu Galli, Guilherme Fontes e Miguel Rômulo, que entram essa semana na novela, também devem dar as caras no Encontro com Patrícia Poeta e no É de Casa.

Intérpretes de Meire, Humberto e Décio, respectivamente os pais e o melhor amigo de infância de Buba (Gabriela Medeiros), eles devem dar mais detalhes de seus personagens na história.

Além da presença do elenco de Renascer em programas da Globo, a emissora vai ampliar o número de chamadas da novela na programação. As novas peças serão mais didáticas, no intuito de situar o público na história que está sendo contada.

Operação para salvar Renascer

O relançamento de Renascer não é a única estratégia adotada pela Globo para emplacar a atual novela das nove. A emissora, há algumas semanas, vem ajustando capítulos da trama na edição, no intuito de dar mais agilidade à narrativa.

Para driblar a sensação de marasmo e trazer ao menos um acontecimento bombástico por capítulo, a emissora adiantou várias histórias e antecipou viradas, tudo para buscar mais atenção do público.

Bruno Luperi também está apostando em histórias que não aconteceram na versão original, como o reencontro de Buba com seus pais. Outras novas tramas também devem ser inseridas para evitar que a novela entre num período de “barriga”, como aconteceu em 1993.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor