Tarde demais: Band paga caro por decisão equivocada no MasterChef

17/11/2023 às 10h39

Por: André Santana
Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef (Divulgação / Band)
Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef (Divulgação / Band)

André Santana

A Band encerrou recentemente mais uma temporada do MasterChef Profissionais. No entanto, pouca gente percebeu, já que a atração passou em brancas nuvens. A audiência da final não chegou nem perto dos tempos em que o programa incomodava a Globo com seu ótimo desempenho.

Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef (Divulgação / Band)

A emissora já bateu o martelo e definiu que produzirá “apenas” duas versões do talent show no ano que vem – nos últimos anos, o canal apostava no dobro disso.

Mas, diante do resultado pífio da mais recente edição, é de se questionar se a direção da Band não tomou tal decisão tarde demais. Fato é que o canal acabou pecando pelo exagero.

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Sem barulho

Ana Paula Padrão no MasterChef Brasil

Ana Paula Padrão no MasterChef Brasil (Reprodução / Band)

Na última terça-feira (14), a Band exibiu a final do MasterChef Profissionais 2023. O programa atingiu modestos 2 pontos no Kantar Ibope Media, um resultado que deixou o episódio final atrás da estreia, em 19 de setembro, quando anotou 2,2.

Trata-se de uma marca que nem de longe lembra o sucesso que a franquia um dia alcançou. Para se ter uma ideia, a primeira edição do MasterChef Profissionais atingiu 6,8 pontos de média no Kantar Ibope Media. A atração, não raro, chegava ao primeiro lugar de audiência, além de alcançar ampla repercussão nas redes.

De acordo com dados obtidos pelo portal TV Pop, o MasterChef Brasil perdeu 75% de seus espectadores em menos de uma década. Em 2024, a atração comandada por Ana Paula Padrão chega aos 10 anos com pouco a comemorar…

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Exagero da Band

Erick Jacquin no MasterChef Brasil

Erick Jacquin no MasterChef Brasil (reprodução/Band)

Foi a própria Band que acabou desidratando o MasterChef, que já foi o carro-chefe das competições culinárias na TV brasileira. A emissora se lambuzou com o sucesso da franquia e tratou de emendar temporadas, que ficaram cada vez maiores.

Nos últimos anos, mesmo com a audiência em baixa, a emissora não economizou e seguiu enfileirando temporadas. O canal chegou a apresentar quatro versões diferentes da atração durante o ano: o MasterChef Brasil (com amadores), MasterChef Profissionais, MasterChef Junior (com crianças) e MasterChef + (com participantes acima de 60 anos).

Para o ano que vem, o canal não terá tantas versões do programa. A emissora programou “apenas” novas edições do MasterChef Brasil e do MasterChef Profissionais. Mas, ainda assim, vai exagerar na dose, já que a versão com amadores terá 25 episódios e ficará no ar entre maio e outubro.

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Beco sem saída

Helena Rizzo e Erick Jacquin no MasterChef

Helena Rizzo e Erick Jacquin no MasterChef (Divulgação / Band)

O desgaste do MasterChef Brasil se revela uma armadilha que a Band criou para si mesma. Carente de formatos populares e com alto valor comercial, a emissora praticamente se tornou dependente do MasterChef.

Na última década, a Band enfrentou uma crise e passou anos produzindo o mínimo possível. Com isso, o talent show culinário virou praticamente seu único trunfo na grade. E, como tal, foi espremido até a última gota.

Atualmente, o canal produz mais, mas ainda não encontrou um produto tão rentável quanto o MasterChef para sua linha de shows. Por isso, a Band vai seguir enfileirando temporadas da atração, mesmo que isso custe audiências cada vez menores. O que, num futuro breve, se converterá num tiro no pé, já que não há alto faturamento que se sustente diante de tamanha indiferença do público…

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