André Santana

Após um longo período patinando na audiência, Faustão na Band e 1001 Perguntas experimentaram uma bela reação.

Faustão na Band

Na última quarta-feira (5), os dois programas anotaram um crescimento em seus números: Faustão teve o mesmo desempenho do Brasil Urgente, com 3,1 pontos, enquanto o programa de Zeca Camargo surpreendeu ao amealhar 3 pontos no Kantar Ibope.

Fuga da Globo em dia de jogos

Galvão Bueno

Os resultados são positivos porque fazia muito tempo que Faustão não saía da casa dos 2 pontos. Já a atração de Zeca Camargo, que é praticamente um tapa-buraco da emissora, indo e vindo da grade, dificilmente alcançava mais do que 1 ponto. Ou seja, trata-se de um resultado excelente para os padrões da Band.

O bom desempenho dos programas na noite de quarta-feira mostra o quanto programas de entretenimento são beneficiados pela concorrência neste dia da semana. Afinal, como é dia de futebol, a Globo concentra um público fã de esporte, enquanto a audiência habitual de novelas e shows migra para as outras emissoras.

Exceto em jogos decisivos, como acontecerá nesta quarta, com a final da Copa do Brasil, a emissora costuma sofrer em algumas ocasiões, ainda mais exibindo partidas sem apelo.

Quarta nobre

1001 Perguntas - Zeca Camargo

O fato de a Globo adiantar suas novelas e exibir futebol nas noites de quarta-feira sempre mexeu com o ranking da audiência. Justamente por isso, as emissoras abertas que não exibem partidas buscam atrair o público que foge do esporte.

A Band experimentou isso na prática. Faustão na Band e 1001 Perguntas têm um apelo familiar muito forte, mostrando-se como dois bons produtos que podem se beneficiar desta fuga de público do futebol.

Na Record, até mesmo o fiasco Amor sem Igual (2019) vê sua audiência crescer às quartas-feiras. A Fazenda também experimenta seus melhores resultados neste dia da semana. São programas que conseguem atrair esta plateia que busca entretenimento.

SBT de fora

Programa Silvio Santos

Curiosamente, o SBT não tem uma estratégia para tentar, também, se beneficiar deste “efeito futebol”. A emissora de Silvio Santos, que já obteve bons resultados às quartas há alguns anos, hoje não oferece nada atrativo ao seu público.

Atualmente, a emissora exibe o fraquíssimo Bolsa Família, ou outros games sem qualquer apelo do Baú da Felicidade. A atração empurra o Programa do Ratinho para mais tarde, afetando negativamente a audiência de Carlos Massa.

No passado, o SBT reservava as noites de quarta-feira aos seus principais lançamentos no entretenimento. O espaço, por anos, foi ocupado pelo próprio Silvio Santos, à frente de formatos como Topa ou Não Topa, Show do Milhão ou Um Milhão na Mesa.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor