Apesar de ter passado em brancas nuvens, Cara e Coragem deixa um legado na programação da Globo: a reprise na madrugada. A emissora considerou que o horário alternativo da trama das sete, no qual o capítulo do dia era reapresentado no fim de noite, foi bem-sucedido. Por isso, com Vai na Fé, a estratégia foi mantida.
No entanto, a coisa pode não parar por aí em 2023. Existe a possibilidade de Terra Vermelha (também chamada Terra Bruta) ganhar um repeteco voltado para os insones. Com isso, a emissora inauguraria uma verdadeira “madrugada de novelas”.
Em estudos
A próxima novela das nove da Globo ainda não tem título definido. Terra Vermelha, que era o favorito, provavelmente não será utilizado. Mas, apesar de ainda não ter nome, a próxima novela de Walcyr Carrasco (foto acima) estreará cercada de expectativas na emissora.
Isso porque a trama estrelada por Gloria Pires, Tony Ramos e cia terá como missão elevar a audiência do horário, em baixa por conta do fiasco de Travessia. Carrasco, conhecido por sempre assinar sucessos, é visto como o “salvador da lavoura” no atual momento do canal.
Mas, além de audiência, Terra Vermelha também poderá inaugurar um segundo horário de exibição de novela das nove da emissora. De acordo com o jornalista Rick Souza, em seu Twitter, a emissora estaria estudando a possibilidade de reapresentar os capítulos do folhetim nas madrugadas, no lugar da faixa Comédia da Madruga, que exibe Vai que Cola.
Firme e forte. E tem estudos pra ter rebatida (é o nome que usam pra reprise da madrugada internamente) de Mar Vermelho no lugar do Comédia na Madruga https://t.co/h9rggLvW7Z
— Ricardo S (@RickSouza) January 13, 2023
Assim, caso a ideia seja levada adiante, a Globo terá uma dobradinha de novelas no fim de noite. A reprise de Vai na Fé segue após o Conversa com Bial (nas primeiras semanas, em razão das férias de Pedro Bial, vai ao ar após o Jornal da Globo). Na sequência, entraria a reprise da novela das nove.
Deu certo
A possível ampliação das reprises de novela na madrugada tem a ver com a experiência bem-sucedida de Cara e Coragem (foto acima). Mesmo que a novela de Claudia Souto não tenha sido um estouro, os capítulos de fim de noite mantiveram a audiência do horário, que exibia filmes antes da estreia da trama.
Como os longas saem mais caros para a Globo que reprise de novela (que sai de graça!), a emissora considerou a troca positiva. Além disso, o canal viu potencial na estratégia, já que a reprise de Cara e Coragem ganhou audiência nas últimas semanas, quando passou a ser exibida mais cedo, depois do Jornal da Globo.
Por isso, com Vai na Fé, a estratégia foi mantida. E, ao que tudo indica, com boas chances de ser ampliada com a estreia da próxima novela das nove. Quem sabe a emissora não se empolga e também abre um espacinho para a novela das seis?