Surpresa: novela da Globo ajuda canal nanico a sair do último lugar

Um dos últimos grandes sucessos do horário nobre da Globo, a novela A Força do Querer tem mostrado sua força (com o perdão da redundância) também na Argentina. A trama de Gloria Perez está ajudando a colocar no mapa o canal Bravo TV, que foi lançado há pouco mais de seis meses no país vizinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o perfil Televisão Argentina, do Twitter, a história de Bibi Perigosa (Juliana Paes) ficou um minuto à frente do tradicional canal El Nueve. Às 16h12 de 16 de setembro, a Bravo registrou 0,6 ponto de audiência, contra 0,5 do concorrente, que exibia El Sueño de Tu Casa Propia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À frente, estão Telefe (6,8), Trece (5), América (2,6) e TV Pública (0,7). Ou seja, a Bravo e a El Nueve brigam pelo quinto lugar no ranking. Ainda assim, trata-se de um feito notável, tendo em vista o pouco tempo de vida da Bravo TV.

Neste dia, A Força do Querer, com o nome Querer Sin Limites, bateu seu recorde de audiência e se tornou o programa mais visto da jovem emissora. Depois disso, a El Nueve resolveu se mexer e tratou de fazer mudanças na programação, reduzindo em meia hora o game show El Sueño de Tu Casa Propia, de acordo com o Televisão Argentina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Fruto de uma aliança entre o Grupo Crónica e a Editorial Perfil, a Bravo TV foi lançada em 14 de março na TV argentina. O novo canal surgiu com a proposta de oferecer uma programação voltada à família, com notícias, shows, séries e novelas. Entre suas aquisições, além de A Força do Querer, estão Avenida Brasil; os colombianos Rosario Tijeras, Metástase e Lala Spa; e os mexicanos Destilando Amor e La Usurpadora.

Sucesso brasileiro

Exibida no Brasil entre abril e outubro de 2017, A Força do Querer narra a história de três mulheres movidas por seus desejos. Ritinha (Isis Valverde), Jeiza (Paolla Oliveira) e Bibi (Juliana Paes) lideram o enredo de Gloria Perez.

No Pará, a jovem sereia Ritinha está noiva do pescador Zeca (Marco Pigossi), mas o abandona num impulso para seguir Ruy (Fiuk), com quem vai viver no Rio de Janeiro. Ritinha fica amiga de Bibi, uma jovem estudante de direito dividida entre dois amores: Caio (Rodrigo Lombardi) e Rubinho (Emilio Dantas). Ela escolhe ficar com o segundo, que se torna um traficante de drogas. Apaixonada pelo marido, Bibi abraça o crime, tornando-se Bibi Perigosa.

Enquanto isso, Jeiza é uma policial militar que sonha em ser campeã de MMA, mas tem problemas de relacionamento por priorizar a profissão. Ela se apaixona por Zeca, porém, eles viverão às turras, por terem personalidades distintas. Jeiza também se torna a grande rival de Bibi quando começa a investigar os crimes de Rubinho.

A Força do Querer chamou a atenção por tratar de temas polêmicos, como a transexualidade de Ivan (Carol Duarte). O personagem começa a trama como Ivana, irmã de Ruy, mas descobre ser um homem trans no decorrer da obra, o que gera uma série de conflitos familiares.

A trama ajudou a Globo a sair de uma crise de audiência na faixa das nove. A Força do Querer substituiu A Lei do Amor (2016), um dos maiores fiascos do horário. Antes da trama de Maria Adelaide Amaral, a emissora exibiu Velho Chico (2016), A Regra do Jogo (2015) e Babilônia (2015), todas com fraca recepção. A Força do Querer foi reprisada em 2020, em razão da paralisação das produções de novelas em meio à pandemia da covid-19.

Sair da versão mobile