A trama envolvendo Heloísa (Giulia Gam) e Sérgio (Marcello Antony) é uma das mais lembradas pelo público de Mulheres Apaixonadas, atualmente em reexibição no Vale a Pena Ver de Novo. A irmã de Helena (Christiane Torloni) é uma das personagens mais marcantes da carreira de Giulia Gam.

Marcello Antony, Giulia Gam e Júlia Almeida em Mulheres Apaixonadas
Marcello Antony, Giulia Gam e Júlia Almeida em Mulheres Apaixonadas

A força da personagem está no fato de ela nutrir um ciúme doentio de Sérgio, seu marido. Por conta do sentimento, Heloísa começa a perder o controle e passa a representar um grande perigo para o amado, e também para quem se aproximar dele e até para ela mesma.

Será que, mesmo assim, eles conseguem superar tal drama e ficam juntos no final?

[anuncio_1]

Ama demais

Mulheres Apaixonadas
Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam em Mulheres Apaixonadas (divulgação/Globo)

Em Mulheres Apaixonadas, Manoel Carlos criou uma galeria de mulheres que vivem dramas muito distintos, que vão sendo destrinchados aos poucos pelo autor. À Heloísa, coube a discussão sobre as “mulheres que amam demais” e que acabam se prejudicando por conta de um sentimento tão forte.

Ao longo da novela, o casamento de Heloísa e Sérgio passa por altos e baixos, justamente por conta do ciúme doentio dela. O arquiteto também não facilita, é verdade, já que está sempre jogando charme para as mulheres por aí. Com isso, o ciúme de Heloisa vai tomando proporções cada vez mais sérias durante a novela.

Heloísa está sempre “investigando” o marido, armando um barraco cada vez que acha que ele a trai. Aos poucos, Sérgio vai se cansando de tanta loucura e ameaça se separar dela, fazendo Heloísa prometer melhorar. Porém, as recaídas dela são constantes.

 

O que acontece com Heloísa em Mulheres Apaixonadas?

Marcello Antony e Giulia Gam
Marcello Antony e Giulia Gam em Mulheres Apaixonadas (Reprodução / Globo)

Por não conseguir viver em paz com o marido, Heloísa passa a frequentar a MADA (Mulheres que Ama Demais Anônimas), a partir de um conselho da amiga Leila (Xuxa Lopes).

Mas, ainda assim, ela não consegue se desprender de vez do ciúme. E as coisas ficam fora de controle quando Heloísa tenta atropelar Vidinha (Julia Almeida) após vê-la próxima do marido. É assim que Sérgio decide colocar um ponto final e terminar de vez seu casamento. Nessa última discussão, Heloísa finalmente confessa ao marido que fez uma laqueadura, já que não queria dividi-lo nem com filhos – ele, até então, desconhecia o fato.

Depois de tudo isso, o desespero toma conta de Heloísa e ela até tenta tirar a própria vida. No entanto, Sérgio se mantém irredutível e não se convence a reatar o relacionamento. Assim, após muito sofrer, Heloísa se dá conta de que precisa de ajuda e se interna numa clínica psiquiátrica.

[anuncio_3]

Com quem Sérgio fica no final de Mulheres Apaixonadas?

Marcello Antony em Mulheres Apaixonadas
Marcello Antony em Mulheres Apaixonadas (divulgação/Globo)

Na reta final de Mulheres Apaixonadas, Sérgio começa a namorar Vidinha. Heloísa encontra o ex-marido e abre seu coração, dizendo que segue em tratamento e que deseja o melhor para ele.

“Quero que saiba que não vou mais insistir com você, chamar sua atenção ou exigir seu amor. Eu já aceitei que é melhor que a gente fique separado Vou fazer meu tratamento. (…) Quem sabe um dia, talvez, eu vou conseguir me livrar do amor que sinto por você. Se eu fracassar, se eu não conseguir, você vai ser o primeiro a saber”, diz ela. “Agora volta para a sua menina, viaja, casa e tenha muitos filhos com ela”, finaliza.

Assim, Sérgio e Vidinha terminam a novela juntos, planejando uma viagem. Já Heloísa termina sozinha e continua seu tratamento para retomar sua vida.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor