A Globo não tem mais Faustão em seu cast desde o início de 2022. Mas, se quisesse, poderia relançar o Domingão do Faustão, mesmo sem a presença do animador. Isso porque a emissora é a dona da marca, o que, em tese, a autoriza a utilizar o título até seu vencimento, em 2031.

Faustão na Band
Faustão (Reprodução / Band)

Ou seja, Faustão, que está prestes a deixar a grade da Band por conta do fiasco de seu novo programa, ainda tem um vínculo com a Globo. E que não envolve apenas o seu Domingão, mas também outros títulos.

Leia também: Antes de morrer, astro disse que foi demitido pela Globo por ser gordo

[anuncio_1]

Dona do Domingão

Faustão e Lucimara Parisi
Faustão e Lucimara Parisi (Divulgação / Globo)

A Globo é dona da marca Domingão do Faustão desde 1989, quando estreou a clássica atração de Fausto Silva. Em 2018, assim como fez em 1998 e 2008, a emissora deu entrada junto ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para renovar o registro.

No entanto, de acordo com o portal Notícias da TV, a Globo não conseguiu a renovação de cara. Isso porque a emissora não apresentou uma autorização de Faustão para registrar o título.

“A marca é constituída por nome artístico/apelido conhecido em território nacional, Faustão, e não foi apresentada autorização para seu registro como marca em favor do depositante [Globo]”, justificou o Inpi.

A Globo, então, apresentou uma autorização por escrito do artista no ano seguinte – que, naquele momento, nem pensava em deixar a emissora – e, com isso, conseguiu renovar os direitos sobre o título Domingão do Faustão. No entanto, o parecer só saiu em 2021, autorizando a Globo a usar a marca por dez anos. Ou seja, até 2031.

Faustão na Globo

Domingão do Faustão - Dercy Gonçalves
Dercy Gonçalves no Domingão do Faustão (Divulgação / Globo)

Além do título Domingão do Faustão, a Globo também é dona de várias outras marcas envolvendo o apelido de Fausto Silva. São títulos que foram registrados para utilizar como quadros do dominical do apresentador.

A emissora, por exemplo, foi dona do título Pegadinhas do Faustão até fevereiro deste ano. Mas o canal ainda é dono da marca Galera do Faustão, cuja autorização expira em dezembro de 2023.

Também pertencem à Globo os nomes Avião do Faustão (até fevereiro de 2024), Pizza do Faustão (até fevereiro de 2029), Circo do Faustão (até dezembro de 2029), Caminhão do Faustão (até julho de 2030) e Seleção do Faustão (até dezembro de 2030).

[anuncio_3]

Futuro

Faustão na Band
Fausto Silva à frente de seu programa na Band (Reprodução / Band)

Apesar de a Globo ser dona de vários títulos envolvendo o nome do Faustão, não há chance de o apresentador regressar à antiga emissora. Após o fiasco do Faustão na Band, o animador declarou que pretende dar um tempo da TV.

“Vou parar um bom tempo. Programa diário é desgastante. [A Band] Dava traço e consegui média de 3,5 pontos num horário complicado”, disse o apresentador ao Notícias da TV, em maio deste ano.

“Eu tô na hora de dar uma descansada, uma parada, principalmente curtir os amigos, curtir a família. Estava num ritmo muito acelerado. Esse negócio de [programa] todo dia, todo dia, embora se grave só três vezes por semana, na verdade você fica envolvido a semana inteira”, finalizou Faustão.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor