Surpresa: Globo vai trazer de volta novela de quase 50 anos atrás

Diretor confirmou que trama está preservada nos arquivos da emissora e será resgatada

Whatsapp

Primeira novela das seis “longa” e em cores exibida pela Globo, Senhora (1975) vai figurar no projeto Resgate, ação do Globoplay que disponibiliza a íntegra de produções clássicas da teledramaturgia da emissora.

A atriz Fátima Freire em Senhora
A atriz Fátima Freire em Senhora (Divulgação)

Erick Brêtas, diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, confirmou que a produção estrelada por Fátima Freire, Norma Blum e Claudio Marzo está preservada nos arquivos da emissora. Ou seja, ela é forte candidata a retornar a qualquer momento na plataforma de streaming da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela preservada

Norma Blum em Senhora
Norma Blum em Senhora

Nas redes sociais, os fãs de teledramaturgia costumam especular sobre quais tramas antigas têm condições de serem resgatadas ou não. Em meio a tudo isso, listas “fakes” com supostas novelas prestes a retornar circulam entre os internautas.

Erick Brêtas, que é bastante participativo no X (antigo Twitter), chegou a desmentir algumas dessas listas. E, num desses desmentidos, o diretor fez questão de ressaltar que a novela Senhora não foi “perdida”, como se especulava.

Leia mais

Ou seja, o profissional confirmou que a produção escrita por Gilberto Braga, baseada no famoso romance de José de Alencar, foi preservada. Sendo assim, o folhetim tem condições de integrar o projeto Resgate do Globoplay. No entanto, ainda não há data prevista para que isso aconteça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clássico da literatura

 

A Globo inaugurou a faixa de novela das seis em 1971, com a primeira versão de Meu Pedacinho de Chão. Depois, vieram Bicho do Mato (1972) e A Patota (1972). Mas, depois disso, o horário foi interrompido, voltando em 1975 com outra proposta.

A faixa das seis foi retomada com adaptações de clássicos da literatura. Desta nova fase, a primeira produção foi Helena, uma adaptação de Gilberto Braga do romance de Machado de Assis, que teve 20 capítulos. A produção foi substituída por O Noviço, assinada por Mario Lago e baseada na obra de Martins Pena, também em 20 capítulos.

Na sequência veio Senhora, primeira novela das seis da retomada um pouco mais longa, com 80 capítulos. Além disso, a produção foi o primeiro folhetim do horário exibido em cores. Por conta disso, a novela tem um valor histórico inquestionável, o que justifica um resgate no Globoplay.

Vale destacar que as adaptações de obras literárias e peças teatrais no horário continuaram após Senhora. Vieram, em seguida, A Moreninha (1975), Vejo a Lua no Céu (1976), O Feijão e o Sonho (1976), Escrava Isaura (1976) e tantas outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trama

Claudio Marzo em Senhora
Claudio Marzo em Senhora

Senhora conta a história de Aurélia Camargo (Norma Blum), jovem que vê seu grande amor, Fernando (Claudio Marzo), trocando-a por Adelaide (Fátima Freire), uma moça rica. Porém, ela é surpreendida por uma herança do avô, que a torna uma mulher endinheirada.

Com isso, Aurélia oferece a Fernando um dote três vezes maior e o rapaz aceita, sem saber quem está por trás da oferta. Ele é surpreendido ao descobrir a verdade e, a partir daí, o casal passa a viver entre ressentimentos e humilhações.

Além da versão da Globo, Senhora rendeu adaptações na TV Tupi e na Record. A primeira exibiu O Preço de um Homem (1972), enquanto a segunda apostou em Essas Mulheres (2005), todas baseadas no clássico de José de Alencar. Além disso, o romance inspirou outras tramas, como Rainha da Sucata (1990).

Whatsapp


Leia também