Uma das novelas nunca reprisadas pela Globo, O Outro (1987) será trazida de volta após ser esquecida pela emissora em seus arquivos nos últimos 37 anos. Problemática, a trama foi marcada por uma série de confusões nos bastidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Escrito por Aguinaldo Silva, o folhetim foi exibido originalmente entre 23 de março e 10 de outubro de 1987, em 179 capítulos. Desde então, nunca mais voltou ao ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama gira em torno de dois homens homens idênticos, interpretados por Francisco Cuoco. De um lado, está o milionário Paulo Della Santa, que vive com problemas na família e os negócios em crise. Do outro, está o Denizard de Mattos, dono de um ferro-velho, um homem simples.
A história se desenrola a partir do momento em que os dois se encontram justamente numa tragédia, o que acaba fazendo com que Denizard ocupe o lugar do outro, provocando muitas reviravoltas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Confusão e briga nos bastidores
Na época, a Globo apostava na obra de Aguinaldo Silva, que vinha do sucesso de Roque Santeiro (1985). Mas a novela começou a sofrer com problemas nos bastidores ainda antes da estreia.
Os primeiros capítulos da obra foram bastante criticados internamente por “falta de qualidade técnica e inadequação de figurinos”. Gonzaga Blota acabou sendo escalado para dirigir a novela, mas não chegou até o fim.
Ricardo Waddington o substituiu na direção, mas também saiu antes do final e deixou a cargo de Del Rangel. Além deles, também passaram pela direção nomes como Fred Confalonieri, Ignácio Coqueiro e o ator José de Abreu.
Acusação de plágio
Isso porque, Tânia havia desenvolvido para a Casa de Criação Janete Clair, coordenada por Dias Gomes na Globo, a sinopse de Enquanto Seu Lobo Não Vem, que era bem semelhante à trama de Aguinaldo Silva.
Na época, o caso ficou marcado por muitas trocas de acusações entre Aguinaldo, Tânia e executivos da Globo. O autor afirmou que, para desenvolver a novela, se inspirou unicamente no filme O Terceiro Homem, de 1949, com base na obra de Graham Greene.
Porém, a perícia judicial apontou a existência de plágio, já que os desdobramentos das duas obras se davam de maneira bem parecida. Além disso, havia o fato dos textos terem circulado na mesma época na Casa de Criação e passado pelas mãos de Dias Gomes e Ferreira Gullar.
A disputa judicial só terminou quase 15 anos depois da exibição do último capítulo da trama, o que pode ter sido o motivo de nunca ter sido reprisada. Naquela época, Tânia Lamarca fechou um acordo com a Globo e recebeu uma indenização.
Quando O Outro volta no Globoplay?
Há quem acreditasse que a novela nunca mais voltaria ao ar por causa do imbróglio judicial. No entanto, de acordo com informações do site Heloisa Tolipan,
O Outro voltará ao ar no Globoplay — a informação foi confirmada pelo streaming global. Ainda, porém, não há uma data definida para isso acontecer.