Surpresa: Globo cancelou novela que já tinha 80 capítulos prontos

Malu Mader

Malu Mader

A Globo corre a todo vapor com os preparativos para No Rancho Fundo, trama que substituirá Elas por Elas na faixa das seis a partir de abril. A novela, escrita por Mário Teixeira, já tem o elenco praticamente fechado e vai contar com nomes como Andrea Beltrão e Débora Bloch.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Malu Mader

Mas já pensou se, a esta altura do campeonato, o canal simplesmente desistisse da produção e jogasse tudo no lixo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois foi isso que aconteceu com Feira das Vaidades, trama que marcaria a volta de Gilberto Braga (1945-2021) às novelas após o fiasco de Babilônia (2015) e possivelmente teria Malu Mader (foto acima) como uma das principais personagens.

[anuncio_1]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Retorno em grande estilo

Cássio Gabus Mendes (João Alfredo) e Malu Mader (Maria Lúcia) em Anos Rebeldes (Divulgação / Globo)

Com o fracasso de Babilônia, novela escrita com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, Gilberto Braga sonhava em voltar a emplacar um sucesso. Por isso, ele ofereceu diversos novos projetos à Globo. Um deles foi Feira das Vaidades, um folhetim de época para a faixa das seis.

A trama era inspirada em Vanity Fair, obra de William Makepeace Thackeray, escrita em 1847. Ela contava a história de duas mulheres, uma muito rica e outra muito pobre. Esta última se casava com um homem rico para mudar de vida, mas o rapaz acaba perdendo tudo em seguida. A trama, originalmente retratada na Inglaterra do século XIX, seria adaptada para o Rio de Janeiro dos anos 1920.

Feira das Vaidades foi aprovada e encaixada na fila das novelas das seis da Globo ainda antes da pandemia. Dennis Carvalho foi escalado como diretor artístico, enquanto Malu Mader e Cassio Gabus Mendes eram cotados para o elenco. Denise Bandeira assinaria a trama com Giba, e Sérgio Marques, Fernando Rebello e Maria Elisa Berredo seriam os colaboradores.

[anuncio_2]

Engavetada

Ao receber o sinal verde da direção de teledramaturgia da Globo, Gilberto Braga passou a se dedicar a escrever os capítulos de Feira das Vaidades. O autor chegou a entregar à emissora nada menos que 80 capítulos do novo folhetim.

Surpreendentemente, com a pandemia da Covid-19, a emissora resolveu rever a fila das novelas das seis e optou por cancelar a novela de Gilberto Braga. Em entrevista, o autor João Ximenes Braga disse que Giba o confidenciou que a Globo justificou o cancelamento afirmando que, naquele momento, não faria novelas de época.

Segundo ele contou, a emissora entendeu que novelas de época eram mais difíceis de serem realizadas no período da pandemia, por conta dos protocolos de segurança sanitária. Além disso, o alto custo do projeto também teria pesado na decisão de engavetar Feira das Vaidades.

[anuncio_3]

Outros projetos

Autor Gilberto Braga, falecido em 2021 (Divulgação / Globo)

Além de Feira das Vaidades, Gilberto Braga também teve outros dois projetos barrados na Globo. Um deles era uma minissérie sobre Elis Regina, que caiu por terra depois que foi realizado o longa-metragem, que também teve uma versão para a TV.

Outro projeto era a novela Intolerância, que seria uma nova versão de Brilhante, trama das oito que Gilberto Braga escreveu em 1981. A ideia inicial do autor era emplacar a produção na faixa das onze, chegando a escrever todos os capítulos. Mas, pouco antes de morrer, Giba havia recebido uma encomenda de uma novela das nove, e considerava adaptar Intolerância para o horário.

Porém, não houve tempo para isso. O autor de sucessos como Vale Tudo (1988), Celebridade (2003) e Paraíso Tropical (2007) faleceu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, devido a uma infecção gerada por uma perfuração do esôfago.

Sair da versão mobile