Surpresa: Globo avança e deixa o selinho de lado em Cara e Coragem

Cara e Coragem - Pablo Sanábio e Rafael Theophilo

A Globo pegou o espectador mais desavisado de surpresa na noite desta segunda-feira (17). A emissora exibiu um beijo gay em Cara e Coragem, novela que ocupa o horário das sete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cena envolvendo Enzo (Pablo Sanábio) e Hugo (Rafael Theophilo) não se resumiu a um selinho, como de costume. Na web, os comentários a respeito da sequência foram positivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O amor de Hugo e Enzo

O momento que marcou a trama de Claudia Souto pode ser considerado inédito no horário. Quase sempre, beijos envolvendo casais homossexuais ficam restritos aos capítulos finais – e quase sempre são rápidos, a ponto de passarem batidos pelo espectador mais desatento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em Cara e Coragem, os dois se conhecia na companhia de dança em que Enzo trabalha. Hugo começou a frequentar o local enquanto se preparava para uma peça de teatro, na qual estreou como diretor. Os dois ensaiaram o flerte ao longo das últimas semanas; o beijo veio no momento em que Enzo encorajava Hugo quanto ao projeto teatral.

O romance, contudo, não seguirá adiante. É que Hugo tem medo de se assumir e perder papéis, afetando a carreira e os contratos publicitários. Enzo já demonstrou que irá sofrer por amo, já que, em conversa com Luana (Gabriela Loran), assumiu estar apaixonado.

Avanço no horário das sete

A sequência em Cara e Coragem foi positiva, mas não necessariamente inédita. O primeiro beijo gay do horário das sete ficou a cargo de Pablo (Rafael Infante) e William (Diego Montez) em Bom Sucesso (2009), de Rosane Svartman e Paulo Halm.

Recentemente, em Pantanal, cujo último capítulo foi apresentado no último dia 7, um selinho entre dois homens envolveu os peões Zaquieu (Silveiro Pereira) e Zoinho (Thommy Schiavo).

O momento foi improvisado… Além dos personagens não ensaiarem envolvimento ao longo da trama – Zoinho chegou a ser homofóbico com Zaquieu –, o texto do autor Bruno Luperi não incluía o beijo.

Beijinho-beijinho, tchau-tchau

A Globo, que hoje preza pela diversidade, já deixou beijos para trás… Em 2005, Gloria Perez escreveu e Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro gravaram o beijo entre Júnior e Zeca, que acabou retirado na edição do último capítulo de América.

Anos depois, a faixa das nove contou com o final feliz de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). O público torcia pelo carinho entre o casal mais querido de Amor à Vida (2013), assinada por Walcyr Carrasco.

Contudo, a emissora voltou a censurar um beijo gay em 2019. O corte envolveu Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes), casal de Órfãos da Terra. A autora Thelma Guedes, que dividia o texto com Duca Rachid, lamentou na web.

Para piorar, a sequência foi propagandeada pelo portal Gshow, pertencente ao Grupo Globo, com direito a entrevistas de Anaju e Bia sobre o acontecimento.

Autor(a):

Sair da versão mobile