Novela exibida pela Globo em 1975, O Grito é o próximo título resgatado pelo Globoplay em agosto. A trama, que chamou a atenção em sua exibição original, quase ganhou um remake anos depois.

Yoná Magalhães em O Grito
Yoná Magalhães em O Grito

Levada ao ar entre 27 de outubro de 1975 e 30 de abril de 1976, na faixa das 22h, em 125 capítulos, a novela escrita por Jorge de Andrade era focada na vida dos moradores do Edifício Paraíso, em São Paulo (SP).

Na época, a trama foi criticada e considerada incompreendida. A obra, porém, teve características marcantes, como o fato da narrativa se passar em apenas uma semana, sendo que isso só é revelado no fim da história.

Qual é a história da novela O Grito?

A trama se desenrola no prédio que tem como proprietários Edgard (Leonardo Villar) e Mafalda (Maria Fernanda). Os condôminos, no entanto, agem com indiferença diante dos problemas de seus vizinhos.

Tudo piora com a chegada de Marta (Gloria Menezes), uma ex-freira que tem um filho com problemas mentais que grita durante a noite toda, deixando a vizinhança incomodada. Eles, então, querem expulsá-la de lá.

Isso acontece num momento de caos no prédio, já que um interceptador telefônico é roubado e os moradores começam a receber ameaças de terem seus segredos revelados.

Quando O Grito estreia no Globoplay?

O Grito - Elizabeth Savala
Elizabeth Savala em O Grito (Divulgação / Globo)

Considerada polêmica na época, O Grito está de volta no Globoplay. A trama será disponibilizada no catálogo do streaming global no dia 19 de agosto.

A novela retorna por meio do Projeto Fragmentos, que tem como objetivo resgatar obras que não foram preservadas na íntegra. Dos 125 capítulos, apenas 3 capítulos estão preservados.

O Grito quase teve remake na Globo

Mais de 40 anos depois, em 2019, a Globo cogitou produzir uma nova versão de O Grito, mas em um formato diferente. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo de 14 de janeiro de 2019, o desejo era produzir uma minissérie de 10 capítulos baseada nos roteiros de Jorge Andrade.

Em abril do mesmo ano, o site Natelinha trouxe a informação de que o autor Ricardo Linhares havia confirmado a adaptação, mas que ainda não estava certo se contaria com 10 ou 12 capítulos.

A previsão era de que a minissérie entrasse em produção no segundo semestre de 2020. Porém, a ideia não foi em frente. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o planejamento da Globo foi alterado e tudo mudou.

Com isso, a nova versão de O Grito “subiu no telhado” e foi engavetada.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.