Surpreendendo todos, o escritor Bruno Luperi fará uma alteração no remake de Renascer (1993), a próxima novela das nove da Globo que estreia em 2024. Conhecido por não mexer em nada, o autor mudará uma trama. O autor criou uma nova personagem, que será vivida por Samantha Jones, a Ciça de Todas as Flores.

Samantha Jones como Ciça em Todas as Flores
Samantha Jones como Ciça em Todas as Flores (divulgação/Globo)

O folhetim de Benedito Ruy Barbosa produzido em 1993 é mais uma aposta da emissora na recente onda de remakes iniciada com a nova versão de Pantanal (2022), do mesmo autor e também adaptada por Luperi, que é neto dele.

[anuncio_1]

Críticas contra autor

Pantanal
Camila Morgado, Jesuíta Barbosa e Karine Teles em Pantanal (divulgação/Globo)

Na releitura de Pantanal, Bruno Luperi não alterou em nada os rumos da história. Ele apenas atualizou cenas e diálogos escritos pelo avô na década de 90 para os dias atuais e inseriu algumas falas que não tinham nos roteiros originais.

Os personagens, no entanto, continuaram os mesmos e com os rumos iguais aos da versão original. Nem mesmo o fato de Madeleine (Karine Teles) ter caído nas graças do público fez o novelista mudar de ideia e ela morreu, como aconteceu no passado.

A decisão de Luperi de manter tudo exatamente como era gerou críticas contra o novelista por uma parcela do público.

[anuncio_2]

Mudança em Renascer

O ator Cosme dos Santos em Cabocla
O ator Cosme dos Santos em Cabocla (divulgação/Globo)

Até o momento, tudo indicava que o autor seguiria pelo mesmo caminho no remake de Renascer. No entanto, dessa vez pelo menos uma trama terá alteração.

De acordo com informações do jornal O Globo, a releitura do folhetim terá uma nova personagem, especialmente criada para a adaptação. Se trata da filha de Jupará (Evaldo Macarrão), funcionário de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Depois que o pai morrer, ela irá assumir a função na história. Na versão de 1993, o filho Zinho (Cosme dos Santos) foi o sucessor do pai. A nova personagem será interpretada por Samantha Jones, que viveu a Ciça de Todas as Flores – novela do Globoplay que a Globo exibe atualmente na faixa das 23h.

[anuncio_3]

Rumo inalterado fez ator deixar novela

Rodrigo Simas em Salve-se Quem Puder
Rodrigo Simas em Salve-se Quem Puder (Reprodução / Globo)

Essa é uma atitude de Bruno Luperi que chama atenção, principalmente diante de todos os indicativos de que o autor manteria tudo igual à obra original. Recentemente, surgiu até a informação de que Rodrigo Simas teria deixado o elenco porque seu personagem teria o mesmo destino.

O ator estava cotado para interpretar José Venâncio, que morre durante novela. Em 1993, o personagem morreu porque a direção estava insatisfeita com a performance de Taumaturgo Ferreira, que o interpretava. Ou seja, Luperi não precisaria matá-lo desta vez, mas, ainda assim, o neto de Benedito Ruy Barbosa optou por não mexer no texto do avô.

Rodrigo Simas, vale acrescentar, negou que não fará o personagem porque ele morrerá. Em suas redes sociais, ele explicou que as negociações com a Globo simplesmente não foram adiante.

As gravações de Renascer têm início em outubro e a estreia acontece em janeiro, substituindo Terra e Paixão no horário das 21h.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.