Surpresa: 4 novelas antigas da Globo que vão voltar em breve

Dadas como perdidas, várias novelas produzidas na década de 1970 serão resgatadas pela emissora no Globoplay

Whatsapp

Ao lançar o canal Viva, a Globo passou a brindar o público com clássicos da teledramaturgia dos anos 1980, 1990 e 2000. No entanto, títulos da década de 1970 já eram mais raros de dar as caras no canal pago. São poucas as exceções.

Susana Vieira em O Espigão
Susana Vieira em O Espigão (Divulgação)

Mas o Globoplay tem suprido essa ausência trazendo de volta grandes novelas dos anos 1970 que fazem parte da história da teledramaturgia brasileira. Várias produções desta época, como O Espigão (1974) e Os Gigantes (1979), já têm previsão de retorno.

Saiba mais sobre as novelas que a Globo vai trazer de volta e ninguém esperava:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irmãos Coragem (1970)

 

Leia mais

Considerada uma das novelas mais importantes da história da teledramaturgia brasileira, Irmãos Coragem foi a escolhida para finalizar o Projeto Resgate do Globoplay. Erick Bretas, ex-diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, afirmou que o clássico de Janete Clair será a última novela a ser lançada pela ação do streaming.

“Os 133 capítulos do compacto da edição original de 1970 [de Irmãos Coragem]. É a sobrevivente mais antiga do acervo. Simbolicamente, vai encerrar o Projeto Resgate em 2027”, afirmou Bretas em seu perfil no X.

Estrelada por Tarcísio Meira, Claudio Marzo e Claudio Cavalcanti, Irmãos Coragem narra a saga de três irmãos em busca de um diamante roubado. A trama ficou marcada por ter trazido o público masculino para as novelas, que, até então, eram consideradas entretenimento “feminino”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Espigão (1974)

Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em O Espigão
Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em O Espigão

Trama de Dias Gomes, O Espigão narra a história do empresário Lauro Fontana (Milton Moraes), que sonha em construir um prédio de 50 andares. Betty Faria, Ary Fontoura e Susana Vieira são alguns dos grandes nomes do elenco.

No ano passado, o diretor Erick Bretas anunciou que a trama foi preservada quase na íntegra e, por isso, terá condições de integrar o Projeto Resgate. A promessa é que a novela retorne ainda em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Senhora (1975)

Norma Blum em Senhora
Norma Blum em Senhora

Adaptação de Gilberto Braga do romance de José de Alencar, Senhora é um marco da faixa das 18 horas da Globo. A trama foi a primeira novela do horário que teve uma duração mais longa, com 80 capítulos. Além disso, também foi a primeira novela das 18h em cores.

A trama conta a história de Aurélia (Norma Blum), que foi rejeitada por Fernando Seixas (Claudio Marzo). Mas, ao receber uma herança, ela oferece um bom dote e se casa com ele, num relacionamento marcado por mágoas e desavenças.

A trama deve ser lançada no Projeto Resgate, mas ainda não há uma data prevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Gigantes (1979)

Lauro Corona em Os Gigantes
Lauro Corona em Os Gigantes

Considerada uma das novelas mais mórbidas da Globo, Os Gigantes afugentou o público do horário das 20h da Globo. A trama de Lauro César Muniz toca em temas pesados, como eutanásia e aborto. No último capítulo, a protagonista Paloma (Dina Sfat) tira a própria vida.

A novela não foi preservada na íntegra. No entanto, os dois únicos capítulos restantes da história serão lançados no Globoplay em março, por meio do Projeto Fragmentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras produções

Nivea Maria em Maria Maria
Nivea Maria em Maria Maria

Irmãos Coragem, O Espigão, Senhora e Os Gigantes são novelas já confirmadas pela Globo que integrarão os projetos Resgate e Fragmentos do Globoplay. Mas outras novelas clássicas dos anos 1970 são esperadas no streaming.

É o caso de Maria Maria (1978), adaptação do romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha, ou O Astro (1977), um clássico de Janete Clair. O público anseia por estas e outras pérolas na plataforma da Globo.

Whatsapp


Leia também