Sumiu da TV: quem viveu Kika na primeira versão de Renascer?

Atriz que integrou a versão original da novela fez vários trabalhos na telinha

Whatsapp

No remake de Renascer, a atriz Juliane Araújo vive Kika, namorada de José Bento (Marcello Melo Jr). Na primeira versão, em 1993, quem dava vida à personagem era a atriz Claudia Lira.

Juliane Araújo como Kika em Renascer
Juliane Araújo como Kika em Renascer (divulgação/Globo)

A artista vinha de três novelas na Globo: Bambolê (1987), Mico Preto (1990) e Perigosas Peruas (1992), e chegava ao horário das oito como a Valquíria da trama de Benedito Ruy Barbosa.

Entre o amor e o ódio e vivendo o seu próprio conflito interior, a figura foi bem avaliada pelo público e a atriz emplacou diversos outros trabalhos na carreira. No entanto, ela anda meio sumida da TV. Há alguns anos, ela se tornou notícia ao passar por um grave problema de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em defesa da personagem

Renascer
Claudia Lira e Tarcísio Filho em Renascer (divulgação/Globo)

Em Renascer, Valquíria, a Kika, vivia com José Bento (Tarcísio Filho), filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes), mas eles não eram casados e não faziam muita questão de demonstrarem afeto.

Leia mais

“A Valquíria trabalha o tempo todo com essa dubiedade. Por trás desse nome, já abordado em vários domínios artísticos, existe uma carga muito grande de força e mistério”, explicava a atriz sobre a personagem ao jornal O Globo de 02 de fevereiro de 1993.

“A Valquíria tenta resolver esse conflito [interno] da melhor maneira possível. Ela tem um lado racional muito forte e, embora não se esqueça do emocional, não perde o autocontrole”, avaliou na época.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por onde anda Claudia Lira?

História de Amor
Ângelo Paes Leme e Claudia Lira em História de Amor (reprodução/Globo)

Com a boa passagem pela trama, Claudia emplacaria personagens em História de Amor (1995), Corpo Dourado (1998), Uga Uga (2000), Agora é que são Elas (2003), Caminho das Índias (2009) e até mesmo em folhetins no SBT, Band e Record. Mas nada a fazia esquecer da parceria firmada com Benedito em Renascer.

“O Benedito é genial. Nunca vi uma trama tão bem engendrada. Li os 24 primeiros capítulos como se fosse um romance. E muito instigante. Todos os personagens são interligados, têm um universo interior riquíssimo”, disse rasgando o escritor de elogio.

Após um tempo afastada da TV, Claudia Lira retornaria às novelas justamente em um folhetim de Benedito Ruy Barbosa: Velho Chico, gravada em 2016. Sua última aparição nas novelas foi em Segundo Sol, de 2018. Desde então, segue se dedicando ao teatro e ao cinema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu com Claudia Lira?

Cláudia Lira
A atriz Claudia Lira

Em 2020, Claudia Lira viveu um grande susto após sofrer complicações devido a uma cirurgia de apêndice. Ela passaria pelo processo cirúrgico em agosto daquele ano, mas dez dias depois tornaria a ser internada por sentir fortes dores na região operada.

“No início, eu fiquei assustada porque nunca tinha sido operada de nada. Sou saudável e malho. O máximo que tive foi sarampo. E acabei fazendo duas cirurgias seguidas. Se não fosse o doutor Antônio Felipe, que me recuperou, eu poderia ter morrido. Ele foi maravilhoso”, detalhou na época em entrevista ao portal da revista Quem.

“Sentia espiritualmente que precisava passar por aquilo. Em momento algum pensei que fosse morrer, mas sentia que passaria por algo crítico. Sou uma pessoa muito intuitiva. Graças a Deus, não morri. Fiquei entre a vida e a morte”, destacou Lira.

Whatsapp


Leia também