Joaninha (Alice Carvalho) é a esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer. Juntos, eles têm dois filhos. Mas o casamento, que aparenta ser feliz, terminará no futuro.

Alice Carvalho como Joana em Renascer
Alice Carvalho como Joana em Renascer (divulgação/Globo)

É que enquanto o marido está mais preocupado em cultivar o diabinho na garrafa na intenção de enriquecer tal qual José Inocêncio (Marcos Palmeira), a sua esposa é assediada por Egídio (Vladmir Brichta).

Mais para frente, caso a adaptação de Bruno Luperi para o horário das nove siga a versão original de 1993, ela ainda irá se interessar por outro personagem.

[anuncio_1]

Quem viveu Joaninha na primeira versão de Renascer?

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer
Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer (Divulgação / Globo)

A primeira atriz a interpretar a Joaninha foi Tereza Seiblitz. A chegada dela à trama acabou se revelando uma grande e feliz coincidência.

“Quando fui chamada para a novela, já estava na Bahia há nove meses apresentando a peça Dona Flor e seus Dois Maridos. Lembro que estava lendo O cão sem plumas, do João Cabral de Melo Neto, em que ele fala sobre o Rio Capiberibe e os catadores de caranguejo. Então, foi realmente um presente. A primeira vez que eu entrei no manguezal foi por conta da novela, algo que me marcou para sempre”, contou a artista ao jornal O Globo.

Renascer foi a quarta novela da artista que, surpreendentemente, confessou somente se sentir à vontade nos sets de filmagens a partir da obra de Benedito Ruy Barbosa.

Em 1993, Tereza Seiblitz era uma atriz em ascensão. O sucesso em Renascer a levou a conquistar o papel da cigana Dara, protagonista de Explode Coração (1995). Porém, depois da novela de Gloria Perez, Tereza fez poucos trabalhos na TV.

Seu mais recente trabalho foi Milagres de Jesus (2015), na Record. Ela também está no elenco de Justiça 2, que deve estrear este ano no Globoplay.

 

[anuncio_2]

Joaninha e Tião Galinha ficam juntos em Renascer?

Irandhir Santos e Alice Carvalho em Renascer
Irandhir Santos e Alice Carvalho em Renascer (divulgação/Globo)

Ao longo dos capítulos, Joaninha perde o marido em uma cena emocionante. Sequência esta que é uma das favoritas de Tereza Seiblitz e, segundo ela, também a mais difícil que gravou.

“Quando recebi o roteiro e comecei a ler, chorei tanto que não conseguia decorar. Cheguei a ligar para o meu pai, que era muito meu parceiro, e ler a cena para ele. Cheguei no cenário sem o texto na cabeça. E na hora da gravação foi impressionante: o texto veio todo, num tempo maravilhoso. Eu tinha a sensação de que não tinha decorado, mas tinha”, rememorou a atriz.

[anuncio_3]

Com a partida de Tião Galinha, Joaninha acabava se interessando pelo padre Lívio, na época a cargo de Jackson Costa, mas que na adaptação foi transformado em pastor e é interpretado por Breno da Matta. O romance dos personagens deve se repetir no remake.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor