Desde 2010 sem um programa para chamar de seu, a apresentadora Ione Borges tem um compromisso anual com a Gazeta, emissora na qual segue contratada: participar da tradicional vinheta de boas festas do canal. A veterana foi vista na mensagem de fim de ano, veiculada na emissora paulistana em dezembro de 2022. Agora, fica a expectativa se ela vai participar da vinheta deste ano.

Mulheres - Ione Borges
Reprodução / Gazeta

Funcionária da Gazeta desde 1972, quando era colunista do programa Clarice Amaral em Desfile, Ione está sem uma atração própria desde quando deixou o comando do extinto Manhã Gazeta. Na época, a apresentadora se afastou para cuidar de um problema nas cordas vocais. Desde então, ela só aparece na casa uma vez ao ano, para gravar a vinheta especial.

Longa parceria

Claudete Troiano e Ione Borges
Divulgação / Gazeta

Ione Borges é um dos principais nomes da história da TV Gazeta. Entre 1972 e 1980, ela participava como colunista do programa Clarice Amaral em Desfile. Mas, a partir de 1980, o programa passou a se chamar Mulheres em Desfile, e Ione se tornou apresentadora, ao lado de Claudete Troiano.

Chamadas de “as parceirinhas”, as duas fizeram sucesso no comando do vespertino que, em pouco tempo, teve seu nome encurtado para Mulheres. Em 1996, Claudete deixou a atração, que passou a ser comandada apenas por Ione Borges.

Participações especiais

Mulheres - Claudete Troiano, Ione Borges e Regina Volpato
Divulgação / Gazeta

A veterana ficou no programa até 1999, quando saiu para capitanear um semanal que levava seu nome, exibido nas noites de quinta-feira. O formato, que reunia auditório e convidados, ficou no ar até 2002, ano em que Ione passou a apresentar o matinal Pra Você. Em seguida, ela esteve à frente do Manhã Gazeta, entre 2009 e 2010.

Nos últimos tempos, ela reapareceu somente em duas ocasiões especiais: substituindo Ronnie Von no comando do Todo Seu durante uma semana, em 2014; e na edição comemorativa dos 40 anos do Mulheres, em 2020.

Contrato vitalício

 

Ao deixar o Manhã Gazeta, Ione Borges pediu demissão da TV Gazeta, alegando cansaço. Mas a emissora, em respeito aos anos de trabalho da apresentadora, negou a demissão e ofereceu um contrato vitalício.

Desde então, Ione, que tem 71 anos, não tem mais um programa seu, mas segue contratada da casa. Por isso, todos os anos, ela marca presença na gravação da mensagem de fim de ano do canal, que reúne todas as suas estrelas. Dessa forma, esperamos poder rever a estrela em pouco tempo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor