A Globo acertou em cheio ao substituir o repeteco de Paraíso Tropical (2007) por Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo. O clássico de Walcyr Carrasco demonstrou, novamente, seu poder de fogo e elevou a audiência do horário em pouco tempo.

Priscila Fantin como Serena em Alma Gêmea
Priscila Fantin como Serena em Alma Gêmea

A reprise não só melhorou os índices da faixa, como também alavancou o horário nobre do canal, entregando os números em alta para No Rancho Fundo. Com isso, estancou uma crise de audiência do horário que vinha dando dor de cabeça ao canal.

Porém, o sucesso da saga de Serena (Priscila Fantin) acabou criando um problema para a Globo. Afinal, vai ser difícil escolher uma trama tão eficiente para substituí-la e manter a boa audiência da faixa.

Crise resolvida

O segundo semestre de 2023 não traz boas lembranças para a Globo. Os fiascos de Elas por Elas e Fuzuê derrubaram os números do início do horário nobre. Para piorar, a emissora resolveu apostar na reprise de Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo, o que agravou a situação.

Mas, atualmente, tal problema foi resolvido. Família é Tudo não chega a ser um estouro, mas livrou a faixa das 19h dos baixos índices de Fuzuê. Enquanto isso, No Rancho Fundo elevou a audiência das 18h e afastou o fantasma de Elas por Elas.

Além disso, as duas tramas contaram com uma forcinha e tanto de Alma Gêmea. Fenômeno das 18h em 2005, a história de Walcyr Carrasco mostra que é atemporal, encantando o público novamente e alavancado a faixa nobre da Globo.

Que novela substituirá Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo?

Tieta - Betty Faria e Joana Fomm
Betty Faria e Joana Fomm em Tieta (Divulgação / Globo)

Alma Gêmea é um êxito incontestável, mas não vai durar para sempre. Em breve, a Globo terá que escolher a substituta da novela no Vale a Pena Ver de Novo. E será difícil definir uma história capaz de manter a boa fase atual.

Walcyr Carrasco é um curinga do horário, mas seus maiores clássicos já foram reprisados e re-reprisados. Recentemente, O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003) ganharam uma Edição Especial às 14h40. “Sobra” Êta Mundo Bom! (2016), mas a emissora planeja uma continuação da história para 2025 e, portanto, não faria sentido um repeteco agora.

O sucesso da reprise de Mulheres de Areia (1993) após o Jornal Hoje mostrou que o público não rejeita uma história mais antiga. Sendo assim, poderia ser o momento para a Globo apostar num arrasa-quarteirão de seus arquivos, como Tieta (1989) ou Barriga de Aluguel (1990).

Os êxitos recentes das reprises de O Rei do Gado (1996) e Por Amor (1997) no Vale a Pena Ver de Novo também atestam o poder de fogo das novelas desta safra. Sendo assim, um novo repeteco de A Indomada (1997) também seria uma opção.

Quando termina Alma Gêmea na Globo?

Mas vale ressaltar que nenhuma das reprises citadas acima seria garantia de sucesso. Basta lembrar que a recente reprise de Mulheres Apaixonadas (2003) era considerada à prova de erros, mas não foi tão exitosa quanto se esperava.

Ou seja, não será fácil definir o próximo cartaz do Vale a Pena Ver de Novo. A Globo planeja que a reprise de Alma Gêmea tenha 130 capítulos e, deste modo, o atual repeteco chegará ao fim no final de outubro.

Assim, desde já, o canal precisa pensar numa solução para o seu final de tarde. Alma Gêmea conseguiu um grande feito ao elevar consideravelmente a audiência do horário. Uma escolha errada, portanto, pode jogar por terra tudo o que foi conquistado até aqui.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor