Obra que deve estrear em maio na vaga de Travessia, Terra e Paixão tratará de um tema inédito em novelas. Por meio do personagem Cristian, o folhetim de Walcyr Carrasco abordará o albinismo, uma condição genética caracterizada pela ausência de melanina, através do filho da personagem de Débora Falabella (foto abaixo).
Por conta da temática, Terra e Paixão lançará um novo ator-mirim: Felipe Melquíades. Com 10 anos, o menino passou por vários testes e conquistou o papel, no qual sofrerá por conta do bullying na escola e também pela violência doméstica, já que é filho de um homem alcoólatra e agressivo.
[anuncio_1]
Drama de Lucinda
Em Terra e Paixão, Cristian está inserido dentro da história dramática de sua mãe, Lucinda, personagem de Débora Falabella. Ela é casada com Andrade (Angelo Antonio), um sujeito com problemas com álcool e que a agride constantemente.
Ao mesmo tempo em que precisa lidar com a violência doméstica, Lucinda faz de tudo para proteger o filho albino. Por conta de sua condição, o garoto sofre bullying na escola e até chega em casa com marcas de agressão. Além disso, o sol forte do Mato Grosso do Sul castiga sua pele e o prejudica.
Mas a trajetória da mulher terá uma virada. Ela conseguirá dar a volta por cima e se livrar da dependência do marido. Com isso, poderá lidar melhor com a condição de Cristian, driblando as dificuldades e oferecendo os cuidados necessários para o bem-estar do garoto, para que ele possa levar uma vida normal.
Testes
Para conquistar o papel de Cristian, Felipe Melquíades enfrentou uma série de testes junto à equipe de Luiz Henrique Rios (foto acima), diretor artístico de Terra e Paixão. De acordo com Patrícia Kogut, colunista de O Globo, o garoto é natural de São Paulo (SP).
Por conta de sua participação na próxima novela do horário nobre, o jovem terá que enfrentar uma grande mudança pela frente. Ele está trocando sua vida na capital paulista por uma nova fase no Rio de Janeiro, onde começará a gravar a trama em breve.
O que é albinismo?
Por meio da história de Cristian, Walcyr Carrasco (foto acima) pretende esclarecer ao público o que é o albinismo. Trata-se de uma condição genética caracterizada pela ausência total ou parcial de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, dos pelos do corpo e dos olhos. Com isso, os portadores de albinismo possuem pele e cabelo extremamente claros.
A ausência de melanina faz com que o corpo de pessoas com essa condição fique mais suscetível a problemas causados pela luz do sol, por exemplo. Por isso, elas devem ser acompanhadas por profissionais de saúde, que lhes indicarão os melhores tratamentos para evitar problemas graves, como o câncer de pele e até a cegueira.
Terapia visual, uso de óculos escuros e protetores solares são alguns dos tratamentos recomendados para que pessoas com albinismo possam ter uma vida normal.