Como dizia uma chamada veiculada pelo próprio SBT em mais uma das milhares de reprises de A Usurpadora (1998), ”Um sucesso é para sempre”.

Sortilégio
Jacqueline Bracamontes em Sortilégio (Reprodução / SBT)

Tal afirmativa se mostra uma realidade na emissora que não hesita em reapresentar inúmeras vezes uma novela, caso a mesma faça sucesso. Atualmente no ar, Sortilégio (foto acima) deixará um tabu indigesto para ser quebrado pela sua sucessora, Meu Pecado.

Acontece que o canal está inserido na pior crise de audiência de sua história e nem mesmo os clássicos folhetins mexicanos vêm funcionando tão bem.

Nos últimos tempos, diversos sucessos da emissora experimentaram baixíssimas audiências em seus retornos, deixando a rede sem saber o que fazer.

[anuncio_1]

Vale a pena ver pra sempre?

Silvia Navarro e Fernando Colunga em Amanhã é Para Sempre
Silvia Navarro e Fernando Colunga em Amanhã é Para Sempre (divulgação/SBT)

De 2020 para cá, o SBT como um todo vem tendo o seu público esvaziado e, consequentemente, perdendo os telespectadores de suas reprises de novelas vespertinas.

Êxitos de outrora fracassaram em suas últimas exibições, como Mar de Amor, que, de 7,5 pontos gerais no Ibope em 2016, caiu para apenas 4,2 em sua última passagem, no ano passado.

Assim como ela, Amanhã É Para Sempre, que ainda rendeu um caldo, não conseguiu passar de 5,7 em 2021, antes os 7,3 de sua primeira exibição em 2018.

Quem também não foi lá essas coisas foi Cuidado com o Anjo. Vista anteriormente como curinga, o folhetim alcançou modestos 4,9 em sua última transmissão, de 2022.

Nem o hit A Dona, com um elenco de peso, conseguiu chegar aos 5 pontos este ano. Mesmo caso da atual Sortilégio, empacada em 4 pontos, mesmo índice da antecessora.

Vai quebrar o tabu?

Maite Perroni em Meu Pecado
Maite Perroni como Lucrécia em Meu Pecado (Divulgação / Televisa)

Se nem os sucessos andam emplacando, se mostra totalmente arriscada a aposta em Meu Pecado, exibida uma única vez em 2014, com fraquíssimos índices, e que reestreia no dia 31 de julho no SBT.

Considerada um grandioso fracasso na época, com uma média abaixo de praticamente todas as tramas exibidas na sequência, a novela, que tem Maite Perroni como protagonista, vai precisar de muita sorte para quebrar um tabu: o de fazer o caminho inverso de suas antecessoras, tentando se converter agora em sucesso quando foi originalmente considerada um fracasso.

Leia também: Se arrependeu? Em crise, rival do City perdeu chance de ter Haaland

[anuncio_3]

Meu Pecado é reprise?

Meu Pecado - Eugenio Siller e Maite Perroni
Maite Perroni (Lucrécia) e Eugenio Siller (Juliano) em Meu Pecado (Divulgação / Televisa)

O SBT, por sua vez, não trata o título como reprise. Em momento algum, até agora, foi dito qualquer coisa nas chamadas que possa remeter a um repeteco.

Muito pelo contrário. Sem o famoso “está de volta”, o canal tenta fazer parecer que a obra é, na verdade, inédita. E, como a mesma passou em branco da primeira vez, muitos estão de fato acreditando nisso.

Se a ideia vai funcionar, só o tempo dirá. No entanto, vale dizer que Um Refúgio Para o Amor, em primeira exibição, já apresenta números interessantes em relação à antecessora. O resultado, inclusive, é relativamente promissor, comparando com os demais folhetins.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor