A produção da novela que substituirá Renascer avança nos bastidores da Globo. Escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Carlos Araújo, o folhetim deve iniciar suas gravações dentro de um mês.

Barbara Reis e Agatha Moreira em Terra e Paixão
Aline (Barbara Reis) e Graça (Agatha Moreira) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Mas, apesar da proximidade, a novela ainda não teve seu título confirmado pela Globo. Assim como aconteceu com Terra e Paixão, que só teve seu título definido às vésperas da estreia, a emissora ainda não bateu o martelo quanto ao nome de seu próximo folhetim, que vem sendo chamado provisoriamente de Mania de Você.

A emissora, inclusive, chegou a pedir o registro do nome ao INPI, mas a situação não avançou. A verdade é que a próxima novela do autor de Avenida Brasil (2012) e Todas as Flores (2022) ainda não tem título.

Que novela substituirá Renascer na Globo?

Em evento voltado ao mercado publicitário realizado no ano passado, a Globo divulgou a substituta de Renascer com o título Mania de Você. No entanto, a emissora deixou bem claro que era um nome provisório.

No mesmo evento, inclusive, as novelas seguintes das seis e das sete foram divulgadas como Tudo Azul e A Vovó Sumiu. E, como se sabe, os dois títulos não vingaram e foram substituídos por No Rancho Fundo e Família é Tudo.

No final de 2023, o colunista Flavio Ricco, do R7, informou que a Globo tratava Mania de Você como título provisório. De acordo com o jornalista, a emissora estudava outras opções para batizar a novela escrita por João Emanuel Carneiro.

Mania de Você vai mudar de nome?

João Emanuel Carneiro
João Emanuel Carneiro (João Cotta / Globo)

A Globo chegou a pedir o registro de Mania de Você no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), indicando que o título provisório pode se tornar definitivo. Mas, ao mesmo tempo, os veículos de imprensa que pertencem ao Grupo Globo não o utilizam nas notícias sobre a obra.

Em 12 de abril de 2024, o jornal O Globo noticiou que as gravações da novela devem começar em um mês e terá cenas rodadas em Lisboa, Portugal. Mas, em nenhum momento, a nota assinada pela colunista Anna Luiza Santiago se refere à novela como Mania de Você. A obra é tratada apenas como “próxima das nove” ou “substituta de Renascer”.

Antes disso, em 23 de março, a mesma publicação informava que o ator Pablo Morais voltará a morar no Brasil para participar da novela. E, mais uma vez, o título Mania de Você não apareceu na nota. Tudo isso é indício de que a trama pode ganhar um novo nome.

Qual a história da substituta de Renascer?

A próxima novela das nove da Globo ainda não teve seu nome definitivo confirmado, mas a trama já avança na escalação de elenco. Gabz, Agatha Moreira, Chay Suede, Adriana Esteves, Murilo Benício e Thalita Carauta são alguns dos atores confirmados.

A trama gira em torno de Viola (Gabz), jovem que se muda para Angra dos Reis com o marido Mavi (ator não escalado) quando ele vai trabalhar numa empresa de cibersegurança. Lá, ela fica amiga de Luna (Agatha Moreira), uma rica estudante de gastronomia.

Viola também se interessa por esse universo e se torna uma chef melhor que Luna. Além disso, a protagonista vive uma crise no casamento e se envolve com Rudá (Chay Suede), o homem por quem Luna estava apaixonada.

Luna e Viola passam um tempo afastadas, mas se reencontram 10 anos depois, quando a primeira perdeu tudo e vive uma fase difícil. Viola, por sua vez, tornou-se uma chef respeitada, que contrata a antiga amiga como assistente.

Com isso, Luna percebe que Viola vive a vida que deveria ser dela. Mas, apesar da rivalidade que surge entre elas, Luna e Viola se unem para combater Mavi, que armou para fazer Rudá ser preso injustamente.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor