Substituta de Paraíso Tropical foi proibida de ser reprisada pela Globo

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

Alma Gêmea (2005), sucesso de Walcyr Carrasco, foi confirmada pela Globo como substituta de Paraíso Tropical (2007) no Vale a Pena Ver de Novo. Será a segunda reprise do folhetim estrelado por Priscila Fantin na emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

A notícia pegou o público de surpresa, já que, a princípio, Alma Gêmea seria uma reprise “proibida”. Isso porque a Globo tinha vetado tramas das 18h no Vale a Pena Ver de Novo. Além disso, havia rumores de que o canal tinha proibido reprises de tramas de temática espírita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, a Globo resolveu quebrar duas regras de uma só vez para viabilizar o repeteco, no intuito de elevar a audiência do horário.

Quando estreia Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo?

A Globo bateu o martelo e decidiu que Alma Gêmea estreia no Vale a Pena Ver de Novo nesta segunda (29). Com isso, Paraíso Tropical terá seus últimos capítulos na mesma semana, terminando na próxima sexta (03).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Assim, a emissora optou por encurtar a reprise da trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares em um mês. O planejamento inicial era que a novela ficasse no ar até o dia 7 de junho.

Porém, com a baixa audiência da reprise, Paraíso Tropical foi abreviada. A expectativa é que a novela repita o êxito das exibições anteriores e sirva como alavanca ao horário nobre da Globo, que perdeu muita audiência nos últimos meses.

Por que Alma Gêmea estava proibida de ser reprisada na Globo?

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea (Divulgação / Globo)

Ao confirmar a reprise de Alma Gêmea, a Globo acabou quebrando duas regras de uma vez. A emissora vinha destinando o Vale a Pena Ver de Novo apenas para novelas das 21h, reservando tramas das 18h e 19h para a faixa Edição Especial, às 14h40. Isso cai por terra com a volta da novela de Walcyr Carrasco.

Além disso, Alma Gêmea também estaria vetada na Globo porque a novela trata de reencarnação. E a emissora vinha evitando tramas de temática espírita para não afugentar evangélicos, entendendo que eles serão maioria no país em breve.

A Globo sempre negou tal determinação. Porém, havia fortes indícios de que isso era verdade, já que Alma Gêmea chegou a ser cotada para substituir a Edição Especial de Chocolate com Pimenta (2003), mas perdeu a vaga para Mulheres de Areia (1993).

Além disso, esperava-se que A Viagem (1994) pudesse substituir a saga de Ruth e Raquel (ambas Gloria Pires) para celebrar seus 30 anos, mas o repeteco foi reservado ao Viva. E mais: Elizabeth Jhin, que escreveu sucessos espíritas como Escrito nas Estrelas (2010) e Além do Tempo (2015), foi dispensada há alguns anos. E suas novelas nunca foram reexibidas na TV Globo, mesmo tendo feito sucesso.

Por que a Globo repete sempre as mesmas novelas?

Nos últimos anos, a repetição do Vale a Pena Ver de Novo ficou evidente para o público. O canal reprisou recentemente O Rei do Gado (1996) pela terceira vez e, logo depois, investiu num segundo repeteco de Mulheres Apaixonadas (2003).

Isso aconteceu justamente porque o canal havia determinado que o Vale a Pena Ver de Novo seria destinado às novelas das 21h. Como há poucas opções recentes de sucesso para uma boa reprise à tarde, a Globo se viu obrigada a apelar para reprises batidas.

Mas, com a volta de Alma Gêmea, abre-se o caminho para que novelas das 18h e 19h voltem ao ar no Vale a Pena. Isso amplia as opções de reprises para a emissora, que pode finalmente trazer de volta alguns sucessos que andavam esquecidos.

Tramas como Bom Sucesso (2019), Além do Tempo, Cama de Gato (2009) e Paraíso (2009) poderão ganhar uma nova chance nessa “nova fase” do Vale a Pena Ver de Novo. É a chance de os noveleiros reverem tramas menos óbvias na faixa.

Sair da versão mobile