André Santana

A sina de Chay Suede é ter uma mãe completamente obcecada por ele. Ao menos na ficção. Depois das inúmeras loucuras praticadas por Thelma (Adriana Esteves), de Amor de Mãe (2019), em nome da devoção que tinha pelo filho Danilo, o ator volta a encarnar um tipo sufocado pela matriarca em Travessia, próxima novela das nove da Globo.

Adriana Esteves e Regina Casé

Na trama de Gloria Perez, Chay Suede viverá o mau-caráter Ari, um arquiteto que vive no Maranhão. No início da trama, ele parece um sujeito acima de qualquer suspeita, que vive um relacionamento feliz com a mocinha, Brisa (Lucy Alves). Porém, Ari abandonará a esposa e fugirá para o Rio de Janeiro, por conta de um envolvimento com Chiara (Jade Picon).

O rapaz é filho de Núbia, personagem da atriz Drica Moraes. Ela é completamente obcecada pelo filho, o que fará com que eles tenham uma relação conturbada. Ao jornal O Globo, Drica adiantou que o relacionamento entre Ari e Núbia terá algo de Édipo Rei.

“Nós viveremos uma relação tipo Édipo e Jocasta intensa. A personagem tem um amor absurdo por ele”, explicou a atriz na entrevista.

A história se repete

Obsessão semelhante tinha Thelma, uma das protagonistas de Amor de Mãe. Na novela assinada por Manuela Dias, a personagem vivia um relacionamento tóxico com o filho, Danilo, a quem sufocava por conta do enorme zelo que dispensava a ele.

No entanto, o aparente excesso de preocupação de Thelma foi se revelando uma doença conforme a trama avançou.

A empresária, que descobriu ter pouco tempo de vida, armou todo o tipo de loucura para fazer o filho se casar e lhe dar um neto. Mas, quando descobriu que a nora não podia ter filhos, ela começou a sabotar o casamento do herdeiro. Por fim, ela mesma se ofereceu como barriga de aluguel, para poder gerar um neto.

O desequilíbrio de Thelma ficou mais evidente quando a origem de Danilo veio à tona. Na verdade, ela havia perdido o marido e o filho pequeno num incêndio. Depois disso, ela comprou uma criança e a colocou no lugar de seu rebento falecido.

Seu segredo ficou ameaçado quando Thelma soube que sua amiga Lurdes (Regina Casé) era a verdadeira mãe de Danilo. Com medo de que descobrissem a verdade, ela começa a fazer todo tipo de absurdo, chegando a matar a amiga Jane (Isabel Teixeira) e a manter Lurdes em cativeiro.

Travessia

Já em Travessia, a personalidade excêntrica de Núbia deve ser levada mais para o campo do humor, como explicou Drica Moraes ao jornal O Globo.

“[Núbia] Tem mania de grandeza também. É uma mulher arrogante e divertida”, afirmou a atriz.

Ainda assim, Núbia deve ser uma pedra no sapato da protagonista Brisa. Afinal, apaixonada que é pelo próprio filho, a mãe de Ari deve tomar partido e ficar ao lado do herdeiro. Além disso, Núbia ficará com o neto, filho de Brisa e Ari, quando a jovem partir para o Rio de Janeiro em busca do marido. Ela dará trabalho à mocinha quando Brisa tentar reaver a guarda do neto.

Travessia marca a volta de Drica Moraes ao horário nobre da Globo após Império (2014), trama na qual dava vida à grande vilã Cora. A atriz não conseguiu defender sua personagem até o final da obra, por conta de um problema de saúde, e precisou ser substituída por Marjorie Estiano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor