Substituta de Pantanal resgata trama usada em outra novela da autora

Whatsapp

Sempre antenada no que está acontecendo no mundo, Gloria Perez costuma inserir temas contemporâneos em todas as suas novelas. Avanços da ciência, como a barriga de aluguel, o transplante de coração e a clonagem humana foram temas de Barriga de Aluguel (1990), De Corpo e Alma (1992) e O Clone (2001), por exemplo; a internet ganhou palco em Explode Coração (1995), marcada pelo desempenho do cigano Igor (Ricardo Macchi).

Explode Coração

Em Travessia, nova novela da autora para a faixa das nove da Globo, não será diferente. A história tratará da tecnologia e sua grande influência em nosso cotidiano, tanto para o bem quanto para o mal. O tema principal será a “fake news”, que vitimará Brisa (Lucy Alves), a mocinha da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brisa terá seu rosto inserido digitalmente numa informação sobre sequestro de crianças. Com isso, ela será apontada como uma sequestradora. Por conta da informação falsa, Brisa será hostilizada e passará boa parte da novela lutando para descobrir o autor da farsa e provar que é inocente.

Leia mais

Lucy Alves - Travessia

De acordo com o site Notícias da TV, a inspiração de Gloria Perez veio de um caso real. Em 2014, uma dona de casa foi morta após ser espancada por várias pessoas, que acreditavam que ela sequestrava crianças para rituais de magia. Na verdade, tratava-se de um boato postado numa rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rede

Dara - Tereza Seiblitz - Explode Coração

Ou seja, Gloria Perez volta a falar sobre internet numa novela sua. A autora retoma o tema 27 anos após Explode Coração (1995), novela que mostrava a “rede mundial de computadores” como uma grande novidade (o que, naquele tempo, era).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A antológica abertura, que trazia Ana Furtado vestida de cigana sendo transportada para uma sala hi-tech já mostrava a grande revolução que a internet provocava naquele momento. Era algo realmente novo o fato de duas pessoas, de qualquer lugar do mundo, se comunicarem por meio do computador.

Na trama, os mocinhos se conhecem numa sala de bate-papo na internet. O poderoso empresário e político Julio Falcão (Edson Celulari) está no Japão quando começa a conversar com a cigana Dara (Tereza Seiblitz), que vive infeliz no Brasil. Sua família quer que ela siga os costumes ciganos e se case com Igor (Ricardo Macchi), mas Dara sonha em estudar e ser independente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, Julio se sente cada vez mais preso aos compromissos profissionais e ao casamento falido com Vera (Maria Luísa Mendonça). Com isso, Julio e Dara encontram um no outro um porto seguro, tornando-se grandes confidentes. Aos poucos, eles se apaixonam profundamente.

Júlio Falcão - Edson Celulari - Explode Coração

Além da trama principal, Explode Coração abordava a internet em núcleos paralelos, como a história de Victor (Cassio Gabus Mendes). Ele era apaixonado por Yone (Deborah Evelyn), com quem conversava pela internet, mas não tinha coragem de se apresentar pessoalmente, já que era extremamente tímido. Com isso, ele mandava um amigo aos encontros em seu lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Blogs

Indra - Andre Arteche - Caminho das Índias

Gloria Perez retomou o assunto em Caminho das Índias (2009), atualmente reapresentada no canal Viva. Por meio de Indra (André Arteche), a autora buscou falar sobre o alcance dos blogs, mostrando como uma pessoa qualquer, por meio de um computador, pode ser criadora de conteúdo.

A abordagem se deu antes do boom das redes sociais, quando o termo “influenciador digital” nem existia. No entanto, desta vez, o tema não ganhou muito espaço dentro da novela, tornando-se apenas uma das características do jovem indiano Indra.

Mas a internet como ferramenta para aproximar as pessoas, tal qual Explode Coração, também foi mostrada em Caminho das Índias. Foi por meio do computador que a brasileira Camila (Isis Valverde) e o indiano Ravi (Caio Blat) se conheceram e se apaixonaram. Com isso, Camila se mudou para a Índia e se casou com o rapaz, adotando os costumes daquele país tão diferente culturalmente.

Whatsapp


Leia também