A Globo prepara a estreia da próxima novela das seis, Garota do Momento, que vai substituir No Rancho Fundo a partir de 4 de novembro. Recentemente, a emissora exibiu a primeira chamada da trama e um detalhe chamou atenção – negativamente.
Referência
Independente do saudosismo, uma das maiores reclamações dos fãs das novelas da Globo são as marcas (e, consequentemente, as aberturas) que estão sendo utilizadas pela emissora.
Vale lembrar que a Globo já foi referência do assunto no mundo inteiro com as criações de Hans Donner, cujas criações marcaram época nos anos 1980 e 1990.
Há alguns anos, a comunicação visual das novelas da Globo dificilmente remete ao que está sendo mostrado na trama.
Isso, inclusive, auxilia o público a se conectar à produção, principalmente antes da estreia.
Além das marcas que não têm nenhuma razão de ser, as aberturas se tornaram pasteurizadas, repletas de colagens e com pouca ligação com a trama.
Ou seja, a crise vivida pela Globo não é só somente de audiência.
“Não faz o menor sentido”
Ao ver a marca de Garota do Momento, cuja trama se passa nos anos 1950, muita gente teve a mesma sensação que a minha.
Para confirmar se não era implicância, fui atrás de algumas opiniões nas redes sociais e não encontrei ninguém a favor do que foi mostrado.
“Simplória”, disse um internauta. “Eu realmente não entendo a equipe de produção de visual de identidade de produtos da Globo. Essa identidade visual não faz o menor sentido”, disparou outro.
Com rápidas buscas, também é possível encontrar críticas ao que foi apresentado em Mania de Você e Volta por Cima.
Não se trata de querer trazer o visual de décadas passadas de volta, o que não cabe nos dias atuais. O design 3D saiu de moda e o minimalismo tomou conta de tudo. Mas custa a emissora investir um pouco mais nisso?