Em 2023, Mulheres de Areia retornou pela terceira vez à tela da Globo. Em 1993, sua substituta original no horário das seis, Sonho Meu, de sucesso semelhante, não teve a mesma sorte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exibida apenas naquela ocasião, a trama de Marcílio Moraes teve sua reapresentação protelada até ser enviada em definitivo para o arquivo da emissora.
O espectador que desejava acompanhar as emoções do folhetim mais uma vez precisou esperar o resgate no canal Viva, em 2021. A produção também foi disponibilizada no Globoplay.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora da casa
Uma explicação para tal pode estar no fato de diversas estrelas de Sonho Meu terem saído da Globo rumo à concorrência, quando ainda havia tempo para o repeteco em Vale a Pena Ver de Novo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Casos de Patrícia França e Leonardo Vieira, os protagonistas Cláudia e Lucas, que migraram para a Record em 2004 e 2005, respectivamente. Eles foram alguns dos principais nomes da retomada da Dramaturgia no canal.
Além dos atores, Marcílio Moraes e Lauro César Muniz, autor e supervisor da obra, também seguiram para a emissora. O mesmo se deu com a colaboradora Margareth Boury.
Por que a Globo nunca reprisou Sonho Meu?
Nilson Xavier, autor do site Teledramaturgia, em análise escrita para o TV História, atribuiu à saída dos artistas o desânimo da alta cúpula da Globo com o folhetim.
Outro fator envolve o tempo. A Globo não costumava reprisar novelas com 10 anos ou mais da exibição original. Sonho Meu pode ter simplesmente envelhecido para o Vale a Pena Ver de Novo.
Nem mesmo o título de segunda maior audiência das seis na década de 1990, atrás apenas de Mulheres de Areia, animou a TV dos Marinhos para uma eventual aposta no título.
Só no streaming
Quem espera por uma nova oportunidade para Sonho Meu na TV aberta terá de se contentar mesmo é com o Globoplay, onde a obra está completa, com todos os seus 197 capítulos.
Atualmente, a Globo tem apostado em obras exibidas mais de uma vez, casos de O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Mulheres de Areia às 14h45, e de O Rei do Gado (1996) e Mulheres Apaixonadas (2003) às 17h.
Sonho Meu conta a história de Claudia (Patrícia França), que, para recuperar a guarda da filha Maria Carolina (Carolina Pavanelli), a Laleska, se submete ao crime de bigamia, casando com o ricaço Lucas (Leonardo Vieira). Beatriz Segall, Fábio Assunção, Elias Gleizer e Débora Duarte completavam o elenco.
A novela que vai substituir Mulheres de Areia na faixa das edições especiais ainda não foi definida – tramas como A Viagem e Alma Gêmea brigam pela vaga.