Em 2023, Mulheres de Areia retornou pela terceira vez à tela da Globo. Em 1993, sua substituta original no horário das seis, Sonho Meu, de sucesso semelhante, não teve a mesma sorte.

Sonho Meu - Patrícia França
Patrícia França como Cláudia em Sonho Meu (Divulgação / Globo)

Exibida apenas naquela ocasião, a trama de Marcílio Moraes teve sua reapresentação protelada até ser enviada em definitivo para o arquivo da emissora.

O espectador que desejava acompanhar as emoções do folhetim mais uma vez precisou esperar o resgate no canal Viva, em 2021. A produção também foi disponibilizada no Globoplay.

[anuncio_1]

Fora da casa

Sonho Meu - Carolina Pavanelli e Patrícia França
Carolina Pavanelli (Laleska) e Patrícia França (Cláudia) em Sonho Meu (Divulgação / Globo)

Uma explicação para tal pode estar no fato de diversas estrelas de Sonho Meu terem saído da Globo rumo à concorrência, quando ainda havia tempo para o repeteco em Vale a Pena Ver de Novo.

Casos de Patrícia França e Leonardo Vieira, os protagonistas Cláudia e Lucas, que migraram para a Record em 2004 e 2005, respectivamente. Eles foram alguns dos principais nomes da retomada da Dramaturgia no canal.

Além dos atores, Marcílio Moraes e Lauro César Muniz, autor e supervisor da obra, também seguiram para a emissora. O mesmo se deu com a colaboradora Margareth Boury.

Por que a Globo nunca reprisou Sonho Meu?

Sonho Meu - Carolina Pavanelli, Fabiano Miranda, Luiza Curvo e Marina Thompson
Marina Thompson, Luiza Curvo, Carolina Pavanelli e Fabiano Miranda nos bastidores de Sonho Meu (Divulgação / Globo)

Nilson Xavier, autor do site Teledramaturgia, em análise escrita para o TV História, atribuiu à saída dos artistas o desânimo da alta cúpula da Globo com o folhetim.

Outro fator envolve o tempo. A Globo não costumava reprisar novelas com 10 anos ou mais da exibição original. Sonho Meu pode ter simplesmente envelhecido para o Vale a Pena Ver de Novo.

Nem mesmo o título de segunda maior audiência das seis na década de 1990, atrás apenas de Mulheres de Areia, animou a TV dos Marinhos para uma eventual aposta no título.

 

[anuncio_3]

Só no streaming

Beatriz Segall e Leonardo Vieira em Sonho Meu
Beatriz Segall (Paula) e Leonardo Vieira (Lucas) em Sonho Meu (Divulgação / Globo)

Quem espera por uma nova oportunidade para Sonho Meu na TV aberta terá de se contentar mesmo é com o Globoplay, onde a obra está completa, com todos os seus 197 capítulos.

Atualmente, a Globo tem apostado em obras exibidas mais de uma vez, casos de O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Mulheres de Areia às 14h45, e de O Rei do Gado (1996) e Mulheres Apaixonadas (2003) às 17h.

Sonho Meu conta a história de Claudia (Patrícia França), que, para recuperar a guarda da filha Maria Carolina (Carolina Pavanelli), a Laleska, se submete ao crime de bigamia, casando com o ricaço Lucas (Leonardo Vieira). Beatriz Segall, Fábio Assunção, Elias Gleizer e Débora Duarte completavam o elenco.

A novela que vai substituir Mulheres de Areia na faixa das edições especiais ainda não foi definida – tramas como A Viagem e Alma Gêmea brigam pela vaga.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor