Próxima novela das seis da Globo, No Rancho Fundo vai repetir a fórmula bem-sucedida de Mar do Sertão (2022). O autor Mário Teixeira concebeu uma nova comédia romântica que se passa no interior do Nordeste brasileiro.

Debora Bloch em No Rancho Fundo
Debora Bloch em No Rancho Fundo

Para a empreitada, o novelista decidiu trazer de volta vários personagens da novela anterior para a nova trama. Uma delas é Deodora, vilã interpretada por Débora Bloch. A megera era a mãe de Tertulinho (Renato Góes), a quem manipulava para se dar bem.

Vendida como a grande malvada de Mar do Sertão, Deodora teve uma trajetória irregular e acabou decepcionando o público. Com a volta dela em No Rancho Fundo, Mário Teixeira terá a chance de corrigir o erro e dar novas nuances à megera.

O que aconteceu com Deodora em Mar do Sertão?

Em Mar do Sertão, Deodora era uma perua fútil, casada com o coronel Tertúlio (José de Abreu), um importante coronel da cidade de Canta Pedra. Como toda boa vilã, Deodora desprezava pobres e tinha horror à ideia de perder sua vida boa.

Era um tipo divertido e promissor, muito bem defendido por Débora Bloch. Porém, a personagem não foi desenvolvida adequadamente, o que minou várias de suas boas características.

No início de Mar do Sertão, a personagem disparava suas frases cortantes, mas agia muito pouco. Do meio para o final, ela começou a colocar a mão na massa e praticar suas maldades, mas sem muita coerência. Deodora parecia agir apenas por determinação do roteiro, sem muito propósito.

O que vai acontecer com Deodora em No Rancho Fundo?

Renato Góes e Débora Bloch em Mar do Sertão
Renato Góes e Débora Bloch em Mar do Sertão

Sendo assim, Deodora não rendeu tanto quanto o esperado em Mar do Sertão. Por isso, espera-se que a personagem tenha melhor sorte em No Rancho Fundo, trama que substitui Elas por Elas a partir de 14 de abril.

A vilã, que terminou presa por matar o próprio filho por acidente na novela anterior, agora retorna como a dona de um cabaré. Deodora surge com um visual bem diferente do visto em Mar do Sertão, mas que parece coerente com a personagem, que tinha um passado como prostituta.

A promessa de Mário Teixeira é que Deodora volta ainda mais malvada e mais engraçada. Como ela ficou devendo em maldades e graça na trama anterior, espera-se que, desta vez, a personagem diga a que veio.

Erro recorrente

Outro erro que Mário Teixeira terá a chance de corrigir em No Rancho Fundo é o fato de o autor queimar muitos cartuchos logo no início de suas novelas, fazendo a trama perder fôlego rapidamente.

Em I Love Paraisópolis (2014), novela que assinou com Alcides Nogueira, Teixeira esvaziou os conflitos da protagonista Mari (Bruna Marquezine) rapidamente. Com isso, a audiência da novela até caiu, já que nada interessante acontecia.

O mesmo erro foi cometido em O Tempo Não Para (2018), trama em que o autor deu o final feliz para Marocas (Juliana Paiva) e Samuca (Nicolas Prattes) bem antes do desfecho da novela. Mar do Sertão (2022) teve o mesmíssimo problema: o conflito inicial de Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sergio Guizé) foi resolvido rápido demais e o casal perdeu a função.

Fica a torcida para que o mesmo não aconteça com Quinota (Larissa Bocchino) e Artur (Tulio Starling), os protagonistas de No Rancho Fundo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor