No Rancho Fundo, trama de Mário Teixeira que vai substituir Elas por Elas na Globo, não é uma continuação de Mar do Sertão (2022), novela do mesmo autor. Mas até poderia ser considerada um spin-off, dada a grande quantidade de personagens da trama anterior que estará de volta na próxima novela das seis.

Giovana Cordeiro (Xaviera) e Ju Colombo (Quintilha) em Mar do Sertão
Giovana Cordeiro (Xaviera) e Ju Colombo (Quintilha) em Mar do Sertão (divulgação/Globo)

Quintilha, personagem de Ju Colombo na novela de 2022, é mais uma das habitantes de Canta Pedra que dará as caras também na nova produção. Além dela, No Rancho Fundo também trará de volta Deodora (Débora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e vários outros tipos já conhecidos do público.

[anuncio_1]

Personagem “promovida”

A atriz Ju Colombo
A atriz Ju Colombo (divulgação/Globo)

Em Mar do Sertão, a atriz Ju Colombo viveu Quintilha, dona da única pousada de Canta Pedra, cidade fictícia do interior do Nordeste onde se passava a trama. A pousada era bastante movimentada e servia de cenário a vários personagens da história.

Atenta, Quintilha testemunhou muita coisa que aconteceu dentro de sua pousada. E ela seguirá assim em No Rancho Fundo, próxima novela das seis da Globo. A personagem, desta vez, voltará como dona de um hotel, ou seja, foi “promovida”, de acordo com informações obtidas por Vitor Peccoli, colunista do TV História.

Na nova trama de Mário Teixeira, Quintilha agora comanda o Grande Hotel São Petersburgo, conhecido como o maior e mais luxuoso hotel de Lapão da Beirada, onde a nova novela se passa. Ou seja, mais uma vez, a personagem vai estar por dentro de tudo o que acontece na história.

[anuncio_2]

Já são sete

Mar do Sertão - Débora Bloch
Débora Bloch como Deodora em Mar do Serão (Reprodução / Globo)

Com a confirmação da volta de Quintilha em No Rancho Fundo, já são sete os personagens de Mar do Sertão que estarão de volta na próxima novela das seis. Além dela, também retornam Deodora, Sabá Bodó, Floro Borromeu (Leandro Daniel), Vespertino (Thardely Lima), Nivalda (Titina Medeiros) e Cira (Suzy Lopes).

A vilã interpretada por Débora Bloch, por exemplo, foi presa no final da novela anterior. Na nova história, ela reaparecerá depois de ter cumprido sua pena e refazendo sua vida. Agora, ela será a dona de um cabaré.

Sua história vai se cruzar com a de Zefa (Andrea Beltrão) e Tico Maciel (Alexandre Nero), os pais da mocinha Quinota (Larissa Bocchino). Na trama, a família da heroína chega a Lapão da Beirada em busca de Marcelo (José Loreto), que prometeu se casar com Quinota, mas fugiu.

[anuncio_3]

Não é uma continuação

 

Quando a direção da Globo encomendou uma nova novela situada no Nordeste para Mário Teixeira, o projeto acabou apelidado de Mar do Sertão 2, já que a ideia era fazer um folhetim nos mesmos moldes do anterior. No entanto, o diretor Allan Fiterman – responsável pelas duas produções – garante que não se trata de uma continuação.

“No Rancho Fundo é uma novela nordestina, mas não é uma continuação de Mar do Sertão. É uma trama paralela. Isso nunca teve, é um crossover como nunca se viu. Alguns personagens voltam sendo interpretados pelos mesmos atores. Em Mar do Sertão, a Deodora foi presa por matar o filho e, agora, volta como dona de um cabaré. O prefeito vai ser o mesmo também”, explicou o profissional ao portal Notícias da TV.

Não é de hoje que personagens de novela voltam em outras produções. Dona Armênia (Aracy Balabanian), por exemplo, esteve em Rainha da Sucata (1990) e Deus nos Acuda (1992). Recentemente, Helô (Giovanna Antonelli), Stenio (Alexandre Nero) e Creuza (Lucy Pereira), de Salve Jorge (2012), reapareceram em Travessia (2022).

Mas é a primeira vez que vários personagens voltam de uma vez numa única produção. Mesmo não sendo uma continuação direta, fica claro que No Rancho Fundo se passa no mesmo “universo” de Mar do Sertão. Sendo assim, outros personagens também podem reaparecer ao longo da produção.

E vale lembrar que os repentistas Palmito (Lukete) e Totonho (Juzé), que narravam as cenas do próximo capítulo de Mar do Sertão, farão o mesmo em No Rancho Fundo…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor