O SBT escolheu um clássico da história recente das mexicanas na casa para substituir Cuidado com o Anjo (2008). A Dona (2010) voltou à sessão Novelas da Tarde no último dia 7.
No entanto, o folhetim repleto de nomes conhecidos do público – e com uma história testada e aprovada – não atraiu audiência para a emissora…
Exaustão
Talvez seja exatamente este o problema. No canal de Silvio Santos, não há limites para reprises, principalmente quando uma produção faz sucesso. Em meio à desorganização, uma trama é escalada em diversas ocasiões. A última passagem de A Dona pelo bloco Novelas da Tarde foi há três anos.
Vale a pena ver de novo a obra liderada por Lucero, Fernando Colunga e Gabriela Spanic. Porém, ainda não deu tempo do público sentir saudade e vontade de acompanha-la mais uma vez.
Tanto que, na enquete promovida pelo SBT para escolher um dos títulos da sessão de mexicanas, Cuidado com o Anjo derrotou A Dona com tranquilidade: 77,74% contra 22,01%. Sete anos separam a exibição anterior da novela estrelada por Maite Perroni da atual…
Em baixa
Na reestreia, A Dona cravou 4,7 pontos. A volta de Cuidado com o Anjo, em junho, rendeu 5,8 de média.
Os números de ‘Cuidado’, porém, caíram com o passar do tempo. Na última quarta, a trama anotou 4,3 de média. Vencer o Desamor, título inédito da faixa, garantiu 4,8.
Cabe lembrar que a concorrência com o Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, tem afetado as mexicanas do SBT. Desde a extinção de Malhação, os sucessos resgatados pela emissora líder, quase sempre, ocupam a grade das 17h às 18h30.
Concorrência
Dentro desta nova realidade, não convém esperar que A Dona repita o desempenho das transmissões anteriores, quando ocupou o segundo horário dentro do segmento Novelas da Tarde.
A competição direta com O Rei do Gado (1996) deve impactar o folhetim. Ainda que a produção global não tenha atraído a audiência de forma arrebatadora, até o momento, a divisão de público entre dois programas do mesmo gênero é inevitável.
Apenas para efeitos de comparação, A Dona emplacou 7 pontos de média geral nas duas passagens pela tela do SBT, em 2015 e 2019.