A veterana Esther Góes surgiu recentemente em Elas por Elas. Ela vive Adelaide, a avó biológica de Giovanni (Filipe Bragança) na novela das seis. A participação marca o retorno da atriz à Globo, emissora da qual estava afastada desde Explode Coração (1995).

Esther Góes e Filipe Bragança em Elas por Elas
Esther Góes e Filipe Bragança em Elas por Elas

A participação é uma homenagem à versão original de Elas por Elas, escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1982. Na trama, Esther vivia Adriana, papel hoje de Thalita Carauta. Além dela, apenas Joana Fomm também está viva. As outras cinco amigas já se foram.

Quem é Adelaide em Elas por Elas?

Intérprete de Adriana na primeira versão de Elas por Elas, Esther Góes, volta à Globo após 29 anos para encarnar Adelaide no remake assinado por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Ela é a avó biológica de Giovanni, que foi trocado na maternidade por Marcos (Luan Argollo). A atriz está com 78 anos.

Em 1982, ano em que Elas por Elas foi ao ar, Esther Góes já era uma atriz bastante experiente em TV. Após sua estreia, em A Volta de Beto Rockfeller (1973), ela emendou vários trabalhos e trabalhou em diversas emissoras. Nos últimos anos, Esther Góes atuou na TV paga, no streaming e na Record, onde fez várias novelas – a mais recente é Gênesis (2021).

“A televisão sempre foi pra mim um parque de diversões. Porque você só vai, faz e te pagam. Muito bom”, declarou a estrela em participação no programa Persona em Foco, da TV Cultura, no final do ano passado.

Joana Fomm vai participar de Elas por Elas?

Joana Fomm em Sob Pressão
Joana Fomm em Sob Pressão

Desde o início da nova versão de Elas por Elas, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson não esconderam a vontade de contar com a presença das atrizes vivas da primeira versão. Mas, curiosamente, Joana Fomm não foi convidada para o remake, de acordo com o portal NaTelinha.

Segundo o site, a assessoria de imprensa da atriz informou que Joana não recebeu convite para Elas por Elas. Como a novela está na reta final e com trabalhos praticamente encerrados, é pouco provável que o convite ainda aconteça. A Globo não se pronunciou.

Aos 83 anos, a atriz, que viveu Natália (Mariana Santos) na versão original de Elas por Elas, sonha em voltar ao trabalho. Ela está afastada dos folhetins desde Apocalipse (2018), na Record. Na Globo, seus últimos trabalhos foram participações em Boogie Oogie (2014), Malhação: Pro Dia Nascer Feliz (2016) e Sob Pressão (2019).

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, disse a atriz, em 2019, ao site da Globo.

Veterana da TV, Joana Fomm acumulou trabalhos de destaque nas novelas, como Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978) e Perpétua, de Tieta (1989). Porém, a atriz enfrentou problemas de saúde que reduziram a sua presença na TV entre os anos 2000 e 2010. Em 2007, por exemplo, ela foi escalada para viver Marion em Paraíso Tropical, mas precisou se afastar para cuidar da saúde e foi substituída por Vera Holtz.

Quem são as protagonistas de Elas por Elas que já morreram?

Além de Esther Góes como Adriana e Joana Fomm como Natália, Elas por Elas contou ainda com Aracy Balabanian como Helena (Isabel Teixeira), Eva Wilma como Márcia – atual Lara (Deborah Secco), Sandra Bréa como Wanda – atual Taís (Késia), Maria Helena Dias como Carmen – atual Renée (Maria Clara Spinelli) e Mila Moreira como Marlene – atual Carol (Karine Teles).

Mais jovem delas, Sandra Bréa foi a primeira a falecer, em 2000, aos 47 anos. A atriz, que era soropositiva, faleceu em razão de um câncer de pulmão. Já Eva Wilma morreu em 2021, aos 87 anos, após lutar contra um câncer no ovário. No mesmo ano, faleceu Mila Moreira, aos 75 anos, vítima de parada cardíaca.

No ano passado, pouco tempo antes de Elas por Elas estrear, duas estrelas da trama original faleceram. Maria Helena Dias morreu em 1º de agosto de 2023, aos 91 anos, em razão de uma pneumonia e trombose. Menos de uma semana depois, em 7 de agosto, faleceu Aracy Balabanian, que lutava contra um câncer de pulmão.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor