Sofredora e cheia de rivais, Guida é a verdadeira mocinha de Travessia
21/12/2022 às 15h25
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jeito meio avoado de Guida (Alessandra Negrini) nos primeiros capítulos de Travessia deixou o público confuso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela tratou o fato de estar se casando com o ex-namorado de sua irmã como uma “surpresa” para Leonor (Vanessa Giácomo), sem se dar conta do abalo que poderia causar na vida dela. Por isso, Guida tinha ares de “vilãzinha”, dessas megeras meio malucas que construíram a carreira de Alessandra Negrini.
No entanto, no decorrer da trama de Gloria Perez, ficou mais claro que, na verdade, Guida é a verdadeira mocinha de Travessia. Ela meteu os pés pelas mãos algumas vezes, sim, mas, atualmente, Guida vem sofrendo mais do que Brisa (Lucy Alves), a protagonista. Por isso, ela mexe muito mais com o público do que a maranhense.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Rivalidade
Enquanto Brisa nem ao menos tem uma antagonista para duelar, Guida vem protagonizando conflitos intensos com Leonor. Nos mais recentes capítulos do folhetim, a irmã ressentida tratou de jogar na cara de Guida que beijou Moretti (Rodrigo Lombardi) há poucos dias, deixando-a arrasada.
O jeito sonso de Leonor e a incredulidade de Guida mexeram com os espectadores. Nas redes sociais, formou-se até uma torcida para que Guida vá à forra e meta um bom tapa na cara da irmã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o duelo entre Guida e Leonor começou estranho em Travessia, mas parece estar engrenando. E Guida, neste contexto, já começa a conquistar a torcida do público, que deseja que ela dê a volta por cima.
Vilãozão
Outro fator que vem transformando Guida numa mocinha sofredora é o fato de Moretti ter se tornado o maior vilão da novela. A cada capítulo, o empresário se mostra um homem desprezível, que maltrata a mulher e o enteado, Rudá (Guilherme Cabral). Até mesmo tentativa de assassinato Moretti já tem nas costas…
Com isso, Guida começa a abrir os olhos a respeito das atitudes do marido. E se mostra cada vez mais horrorizada com o que percebe acerca de Moretti. Ou seja, Guida se transformou numa espécie de refém do grande vilão do enredo de Gloria Perez. Isso não define uma mocinha de novela?
Carisma
É bem verdade que os conflitos que movem Guida são questionáveis. Ela duela com a irmã por causa de um homem que, claramente, não vale nada. Rivalidade feminina por conta de homem já não faz mais muito sentido nos dias de hoje.
No entanto, Guida tem ao seu favor o carisma de sua intérprete. Alessandra Negrini está no auge de sua maturidade profissional, entregando uma personagem que, apesar dos erros, se mostra cheia de vontade de acertar. É humana, contraditória e viva.
Nem sempre o texto ajuda, mas Alessandra consegue imprimir dignidade à figura que lhe cabe. Até aqui, Guida é a grande mocinha de Travessia. Se a novela focar mais nela, pode conseguir driblar a atual crise de audiência e conquistar a plateia. Tem potencial.