A Globo tem duas faixas de reprises de novelas em suas tardes. Atualmente, o canal aposta na Edição Especial de Mulheres de Areia (1993) às 14h40, e também na exibição de Paraíso Tropical (2007) no tradicional Vale a Pena Ver de Novo, às 17 horas.

Isabelle Drummond e Humberto Carrão em Cheias de Charme
Isabelle Drummond e Humberto Carrão em Cheias de Charme

Por enquanto, apenas uma delas já tem substituta definida. Será Cheias de Charme (2012) a trama que sucederá a saga das gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Gloria Pires.

Já a trama das 17 horas, curiosamente também estrelada por gêmeas – Paula e Taís, ambas a cargo de Alessandra Negrini -, ainda não tem sucessora definida.

[anuncio_1]

O “novo” Vale a Pena Ver de Novo

Reinaldo Gottino e Fabiola Reipert no Balanço Geral
Reinaldo Gottino e Fabiola Reipert no Balanço Geral

A segunda faixa de reprises de novela da Globo foi criada num momento em que o canal precisava estancar o sucesso do quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral. Após os fiascos da fase final do Vídeo Show e do Se Joga, o canal decidiu fazer uma aposta à prova de erros e lançou a Edição Especial de O Cravo e a Rosa (2000) às 14h40.

Pois o “novo” Vale a Pena Ver de Novo deu tão certo que a Globo não parece disposta a substituí-lo por uma outra atração. Sempre existem rumores de que o canal pode lançar um novo programa de variedades no horário, mas, até agora, não há sinais de que isso vai acontecer. Ao menos, não tão cedo.

Após O Cravo e a Rosa, vieram Chocolate com Pimenta (2003) e Mulheres de Areia, todas com ótimos resultados. As novelas conseguiram minar o sucesso do quadro de Fabíola Reipert e, por isso, a faixa de Edição Especial seguirá no ar, desta vez com Cheias de Charme.

[anuncio_2]

Qual novela vai substituir Mulheres de Areia na Globo?

 

Escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, Cheias de Charme fez um enorme sucesso em 2012 e, por isso, ganhará uma nova chance na Globo. A novela sobre as Empreguetes deve voltar ao ar em 11 de março, dividindo o espaço com os últimos capítulos de Mulheres de Areia durante uma semana.

A trama vai marcar uma nova fase da Edição Especial, que, desde 2021, vinha se dedicando apenas às novelas das seis. Desta vez, a aposta será numa trama típica das sete, ou seja, uma comédia colorida, rasgada e com um pé no nonsense.

Cheias de Charme conta a história de Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond), três empregadas domésticas que se tornam estrelas da música depois que um clipe delas viraliza na internet. Chamado de Empreguetes, o trio desperta a fúria de Chayene (Claudia Abreu), uma cantora decadente que faz de tudo para voltar aos holofotes.

[anuncio_3]

Qual novela vai substituir Paraíso Tropical na Globo?

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

Enquanto Cheias de Charme está confirmada como sucessora de Mulheres de Areia, Paraíso Tropical ainda não tem substituta definida. Mesmo com os baixos índices de audiência, a Globo deve manter a reprise até junho.

Sendo assim, o canal ainda não cravou qual será o próximo título do Vale a Pena Ver de Novo. Mas já existem candidatas à vaga. A mais cotada, por enquanto, é O Outro Lado do Paraíso (2017). De acordo com o portal Notícias da TV, a trama já teria sido mandada para a edição, o que indica uma reprise.

No entanto, como ainda há bastante tempo pela frente, pode haver surpresas pelo caminho. A Globo pode retomar o plano de reexibir Salve Jorge (2012), trama que foi cotada antes da definição por Paraíso Tropical. Ou ainda considerar Amor à Vida (2013), há anos cotada para um retorno.

Porém, a escolha recente por Paraíso Tropical indica que a direção da Globo está de olho nos sucessos da faixa das oito nos anos 2000. Sendo assim, Páginas da Vida (2006), que fez bastante sucesso em sua primeira exibição, pode pintar no horário.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor