Já imaginou como seria bom poder assistir novamente grandes clássicos da teledramaturgia brasileira dos anos 1970 e 1980? E o melhor: gratuitamente? Pois a Globo já está realizando o sonho de todo noveleiro nostálgico.

Tony Ramos em Baila Comigo
Tony Ramos em Baila Comigo (Reprodução / Globo)

O Globoplay lançou recentemente os canais Viva Fast 70 e Viva Fast 80, cuja programação reúne verdadeiras pérolas dos folhetins brasileiros. Locomotivas (1977), Dancin’ Days (1978), A Sucessora (1979), Baila Comigo (1981), Amor com Amor se Paga (1984), Sassaricando (1988) e Fera Radical (1988) compõem a grade dos canais.

[anuncio_1]

Para todos os gostos

O Viva Fast 70 oferece três grandes novelas dos anos 1970 em sua programação. Todos os dias, a partir das 19h30, o canal exibe capítulos de Dancin’ Days, A Sucessora e Locomotivas, nessa ordem. Depois, os mesmos capítulos são reprisados ao longo de todo o dia.

Considerada um dos maiores clássicos da teledramaturgia nacional, Dancin’ Days é uma novela de Gilberto Braga estrelada por Sonia Braga. Na trama, Júlia Matos (Sonia) é uma ex-presidiária que deixa a cadeia disposta a conquistar o amor da filha, Marisa (Gloria Pires), que foi criada pela tia Yolanda Pratini (Joana Fomm). A vilã, por sua vez, faz de tudo para manter Júlia longe.

Já A Sucessora é uma novela de Manoel Carlos baseada no romance de Carolina Nabuco. A trama, que se passa nos anos 1920, conta a história da doce Marina (Susana Vieira), que se casa com um rico viúvo, mas é atormentada pela governanta dele, Juliana (Nathalia Timberg), que faz questão de manter a memória da primeira esposa.

Por fim, Locomotivas marcou a estreia da atriz Eva Todor na Globo. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a trama gira em torno de Kiki Blanche (Eva), a dona de um salão de beleza às voltas com seus cinco filhos. Duas delas, Milena (Aracy Balabanian) e Fernanda (Lucélia Santos), disputam o mesmo homem, Fábio (Walmor Chagas).

[anuncio_2]

De volta aos anos 1980

 

Já os fãs das novelas dos anos 1980 da Globo podem conferir a programação do Viva Fast 80. Baila Comigo, Amor com Amor se Paga, Fera Radical e Sassaricando têm capítulos exibidos às 18h nessa ordem, com reapresentação ao longo do dia.

Clássico de Manoel Carlos, Baila Comigo apresenta a primeira Helena do ator, vivida por Lilian Lemmertz. Ela é a mãe dos gêmeos Quinzinho (Tony Ramos) e João Victor (Tony Ramos), que foram separados ao nascer.

Já Amor com Amor se Paga traz Ary Fontoura vivendo um de seus mais icônicos personagens, o avarento Nonô Correia. Escrita por Ivani Ribeiro, a trama mostra as atitudes surreais do sovina, que acaba se transformando ao conhecer o garoto Zezinho (Oberdan Junior).

Há ainda Fera Radical, clássico de Walther Negrão que conta a história de Cláudia (Malu Mader), jovem que retorna à cidade de origem em busca de vingança. Por fim, o Viva Fast 80 também exibe Sassaricando, comédia escrita por Silvio de Abreu que conta a história de Aparício Varela (Paulo Autran), às voltas com três mulheres.

[anuncio_3]

Como assistir aos canais Fast da Globo?

Todas essas novelas são exibidas gratuitamente por meio dos canais Fast disponíveis no Globoplay. “Fast” é sigla para Free Ad-Supported Streaming Television, ou “televisão gratuita suportada por anúncios”. Trata-se de canais gratuitos disponibilizados no Globoplay que contam com uma programação linear voltada para um tipo de nicho.

Ou seja, ao contrário do conteúdo que o espectador pode acessar para ver quando quiser, os canais Fast funcionam como uma TV “tradicional”, com uma grade de programação e anúncios nos intervalos. Além dos canais de novelas, a Globo também lançou recentemente os canais Malhação Fast, com capítulos de Malhação, e DPA Fast, com episódios do infantil Detetives do Prédio Azul.

Os canais ficam disponíveis na aba “agora na TV” do Globoplay e podem ser acessados gratuitamente. Basta apenas fazer um cadastro simples na plataforma.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor