Clássico de 1982, Elas por Elas ganhou um remake na Globo. A nova versão, que estreia em 25 de setembro na faixa das seis, será estrelada por Deborah Secco, Késia, Thalita Carauta, Isabel Teixeira, Karine Telles, Maria Clara Spinelli e Mariana Santos, que vivem as sete amigas da história.

Sob Pressão - Joana Fomm
Joana Fomm em Sob Pressão (Divulgação / Globo

Há 31 anos, a primeira versão da obra de Cassiano Gabus Mendes reuniu grandes estrelas que encarnaram as sete protagonistas. No entanto, cinco delas já se foram. Apenas Joana Fomm, a Natália, e Esther Góes, a Adriana, estão vivas.

[anuncio_1]

Buscando trabalho

Elas por Elas - Herson Capri e Joana Fomm
Joana Fomm (Natália) e Herson Capri (Carlos) em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

Na primeira versão de Elas por Elas, Joana Fomm vivia Natália, a mais soturna e amarga das sete amigas que protagonizavam o folhetim. Ela perdeu o irmão no passado e acredita que uma de suas seis amigas é a responsável pela morte dele. Assim, ela passa a novela toda buscando quem seria a culpada. Mariana Santos reviverá a personagem na nova versão.

Considerada uma das maiores estrelas da TV, Joana Fomm acumulou trabalhos de destaque nas novelas, inclusive vilãs inesquecíveis, como Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978) e Perpétua, de Tieta (1989). Mas sua presença na telinha diminuiu bastante nas décadas de 2000 e 2010, por conta de problemas de saúde.

Após um bom tempo afastada, ela voltou à ativa em participações em Boogie Oogie (2014) e Malhação: Pro Dia Nascer Feliz (2016). Depois, atuou em Apocalipse (2018) e na série Sob Pressão (2019).

Aos 83 anos, a artista superou os problemas de saúde e busca novas oportunidades de trabalho.

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, disse a atriz, em 2019, ao site da Globo.

[anuncio_2]

Na ativa

Amor e Intrigas - Esther Góes
Esther Góes em Amor e Intrigas (2007) (Reprodução / Record)

Atualmente com 77 anos, Esther Góes viveu Adriana na primeira versão de Elas por Elas. A personagem era uma viúva que rivalizava com Helena (Aracy Balabanian) e não fazia ideia que seus filhos haviam sido trocados na maternidade. Thalita Carauta vive a personagem no remake.

Elas por Elas foi apenas uma das inúmeras produções televisivas a contar com a presença de Esther Góes. Ela estreou na telinha em A Volta de Beto Rockfeller (1973) e nunca parou, emplacando trabalhos na Tupi, Globo, Band, Cultura, SBT, Manchete e Record, além de canais pagos e plataformas de streaming. Sua novela mais recente foi Gênesis (2021), na Record.

“A televisão sempre foi pra mim um parque de diversões. Porque você só vai, faz e te pagam. Muito bom”, declarou a estrela em participação no programa Persona em Foco, da TV Cultura, no final do ano passado.

 

[anuncio_3]

Cinco já se foram

Mila Moreira e Sandra Bréa em Elas por Elas
Mila Moreira e Sandra Bréa em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Além de Joana Fomm e Esther Góes, Elas por Elas era estrelada por Eva Wilma, Sandra Bréa, Aracy Balabanian, Maria Helena Dias e Mila Moreira, que interpretavam Márcia, Wanda, Helena, Carmem e Marlene, respectivamente.

Sandra Bréa foi a primeira do elenco a falecer. Soropositiva, ela se foi em 2000, aos 47 anos, em razão de um câncer de pulmão. Já Eva Wilma morreu em 2021, aos 87 anos, após lutar contra um câncer no ovário. No mesmo ano, faleceu Mila Moreira, aos 75 anos, vítima de parada cardíaca.

Recentemente, outras duas estrelas da trama faleceram. Maria Helena Dias morreu em 1º de agosto, aos 91 anos, em razão de uma pneumonia e trombose. Menos de uma semana depois, em 7 de agosto, faleceu Aracy Balabanian, que lutava contra um câncer de pulmão.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor