CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeira semana de 2023. A essa altura, não era para Travessia estar bombando sua trama para despertar a audiência adormecida?
Reprodução / GloboAs últimas semanas de 2022 foram terríveis para a novela de Glória Perez, que cravou os piores índices de audiência já catalogados para uma novela da faixa das 21h na Globo: míseros 15 pontos no Ibope da Grande SP nos dias 24 e 31 de dezembro, os menores já registrados nessas datas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Momento ideal
Pudera! Desde que estreou, Travessia tateia por uma história, em meio a tramas desinteressantes, personagens sem o menor carisma e furos de roteiro. Não vou me demorar nas mesmas críticas já feitas anteriormente. Nada mudou do primeiro, segundo e terceiro meses para cá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Contudo, passadas as eleições, a Copa do Mundo e as festas de fim de ano, era de se esperar que a autora fosse criar uma grande reviravolta na trama, um “plot twist”, algum acontecimento que virasse sua história de pernas para o ar, na tentativa de finalmente cativar a audiência.
Afinal de contas, janeiro é o momento ideal, entre dois períodos de baixa: final de ano e carnaval.
Novela das seis
Veja o exemplo de Mar do Sertão, a novela das seis. Andava parada até a última semana de 2022, quando o autor Mário Teixeira arejou sua história com novidades. Um dos personagens mais queridos, o matuto Timbó (Enrique Diaz), descobriu petróleo em suas terras e ficou milionário.
No capítulo do dia 3 de janeiro, foi o protagonista Zé Paulino (Sérgio Guizé) que passou por um plot twist: descobriu não só que seu desafeto Tertulinho (Renato Góes) foi o responsável pelo atentado que sofreu no passado, como também que ele é seu meio-irmão. São entrechos que prometem render.
Perceba como o autor está se munindo para enfrentar o verão até o término da produção, em março. É o gás que toda novela precisa ganhar de tempos e tempos para não cair no marasmo.
Enquanto isso às nove…
… Travessia está presa ao marasmo desde que estreou e não parece haver um movimento para mudar essa situação. É impressionante como Glória Perez está estagnada em uma trama sem o menor apelo. Nem parece a mesma autora da excelente A Força do Querer (2017).
Será que a Globo espera que a estreia do BBB 23 alavanque a sua novela? Ou vai esperar passar o Carnaval? Afinal, a emissora, a princípio, manterá o cronograma e não encurtará Travessia.
Quanto tempo mais esperar para a novela começar de fato? 72 horas?