Síndrome rara: ex-atleta que nos deixou inspirou protagonista de novela

Barriga de Aluguel - Cássia Kis, Claudia Abreu e Victor Fasano

A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, que faleceu nesta quarta-feira (16), foi uma das fontes de inspiração da autora Gloria Perez para a novela Barriga de Aluguel (1990).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isabel serviu de base para a criação de Ana, personagem de Cássia Kis na novela exibida pela Globo às seis, uma campeã da modalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No topo do pódio

Maria Isabel Barroso Salgado Alencar nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 1960.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Isabel do vôlei, que, além de esportista, foi treinadora da modalidade, iniciou a carreira no início dos anos 1970. Ela se formou nas divisões de base do Flamengo, time pelo qual foi bicampeã brasileira.

A atleta integrou a Seleção Feminina de Vôlei, com a qual faturou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979 e a de ouro no Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino Sub-20, em 1976. Ainda, a disputa dos Jogos Olímpicos de Moscou e de Los Angeles, em 1980 e 1984.

Primeira brasileira a jogar na Europa, Isabel também foi pioneira do vôlei de praia. Ao lado de Jackie Silva, sua companheira de Seleção, ela faturou medalhas de ouro, prata e bronze em torneios mundiais, na década de 1990.

Após encerrar a carreira dentro das quadras, em 1997, Isabel Salgado passou a atuar como treinadora no Flamengo.

A partida de Isabel Salgado

Voz ativa a favor de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato democraticamente eleito Presidente da República nas últimas eleições, Isabel foi escalada para o governo de transição na última semana, como integrante do grupo técnico do esporte.

O abalo na saúde, contudo, atrapalhou os objetivos da ex-jogadora de vôlei. Acometida por uma forte gripe, ela foi encaminhada ao Hospital Sírio Libanês na terça-feira (15), falecendo no dia seguinte.

Vítima da síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), Isabel deixou cinco filhos: Carolina e Pedro Solberg, do casamento com o cineasta Ruy Solberg; Maria Clara, Pilar e Alison – este adotado por ela em 2015.

Fonte de inspiração

A trajetória de Isabel Salgado, assim como a de outros nomes influentes do vôlei feminino, certamente inspiraram Gloria Perez na criação de Ana, protagonista de Barriga de Aluguel.

Na trama, Ana era uma campeã da modalidade, casada com Zeca (Victor Fasano) – que sempre viveu à sombra do êxito da mulher. As dificuldades para engravidar abalam a harmonia do lar; ela abdica da carreira para, com a ajuda da barriga de aluguel Clara (Claudia Abreu), realizar o sonho de ser mãe.

Para encarnar a personagem, Cássia Kis teve aulas de vôlei com o treinador Paulinho, do Flamengo.

“Já avisei ao Paulinho que quero continuar com os treinos. Ganhei uma bola de vôlei e chego até dormir com ela ao meu lado. Também vivo batendo bola na cozinha, na sala da produção da novela e dentro da TV Globo. E ninguém pode reclamar de nada, afinal estou na pele de uma campeã”, garantiu Cássia em entrevista ao jornal O Dia, de 19 de agosto de 1990.

Através de Ana, a autora abordou também a crise que o vôlei no Brasil enfrentava naquele período.

Vera Mossa, outra atleta sempre celebrada por seus feitos, desabafou sobre as dificuldades da área, como a falta de investimentos de empresas privadas no esporte, o que culminou com a saída de atletas do país, como a própria Vera, então jogando na Itália, e Isabel, atuando no Japão.

Sair da versão mobile