Com fortes reuniões no fim da semana passado, a Simba Content, joint-venture formada entre RecordTV, SBT e RedeTV!, está com duas curiosas frentes para os que querem uma solução rápida.

Segundo informações obtidas pelo TV História, na reunião feita entre NET/Claro e Simba na última quinta (13), nada saiu. O negócio não avançou, nem mesmo na questão de restabelecimento de sinal. Questão de valores não foram sequer discutidos.

No mesmo dia, ocorreu uma reunião com a Vivo, e, de última hora, a Oi também topou conversar. A Vivo, que ainda tem os sinais da Simba, avançou na questão de valor, mas outras novidades não devem acontecer nesta semana.

Com a Oi, o assunto da conversa foi parecido com a reunião da NET/Claro, mas o desfecho foi totalmente diferente. Executivos da empresa já admitem pagar um valor para RecordTV, SBT e RedeTV!.

Alguns detalhes para o acordo ser selado estão sendo definidos, mas a Simba, internamente, já trabalha para anunciar o restabelecimento de sinal já nesta semana, antes do feriado de Tiradentes. Só algo muito fora do comum fará com que os planos nesse sentido sejam mudados.

A única que ainda não sequer conversa com a Simba é a Sky. Mais uma vez, nesta semana, a Simba tentará marcar uma reunião com a operadora, mas é muito difícil que ela ceda neste momento.

Na empresa, a maioria acredita que a Sky só negociará quando a NET/Claro fecharem um acordo, já que ela é a sua principal concorrente no número de assinantes.

A Simba existe desde 2015, mas apenas em maio do ano passado seu funcionamento foi aprovado pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O funcionamento pleno começou no início deste ano.

A união já rende frutos impressionantes. Em fevereiro, Ratinho, Rodrigo Faro e Luciana Gimenez, três das maiores estrelas das emissoras da joint-venture, se uniram para anunciar o fim da TV analógica em comerciais.

No fim de março, as emissoras retiraram seus sinais digitais das TVs a cabo por não receber por eles e alegar intransigência ao não conseguir negociar com NET, Sky, Vivo, Oi e Claro.

A Simba surgiu da necessidade dos canais de cobrarem pelo seu sinal na TV por assinatura. Segundo elas, a Globo recebe dinheiro pelo seu sinal e todas as outras não conseguem um centavo das maiores operadoras do Brasil.

A expectativa é que cerca de R$ 200 milhões, apenas com as assinaturas, cheguem aos cofres dos canais se todo o plano pretendido for seguido à risca – este valor apenas na Grande São Paulo, onde estão 7 milhões de assinantes.

Esse dinheiro deve ser aplicado na produção de conteúdo. Elo mais fraco da corda, a RedeTV! espera que essa joint-venture ajude o canal a diminuir os horários vendidos em sua grade – hoje em mais de 50% no total.

Procurada, a assessoria de imprensa da Simba diz que ainda não se tem uma confirmação oficial das informações publicadas em relação a Oi. Sobre Net/Claro, Vivo e Sky, a empresa preferiu não comentar.


Compartilhar.