Em 2005, o jornalista Jorge Kajuru estava no auge de sua popularidade na televisão. Após passagens marcantes por RedeTV! e Band, o apresentador chegava ao SBT para ancorar o Fora do Ar, talk show que contava com a participação de Hebe Camargo, Adriane Galisteu e Cacá Rosset.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, na mesma época, o jornalista sofreu uma condenação na Justiça que o obrigava a cumprir pena em Goiânia (GO), o que inviabilizaria sua participação na atração do SBT, que fica em Osasco (SP). Para resolver a situação, Silvio Santos colocou um avião à disposição de seu contratado.
Polêmico
O Senador Jorge Kajuru, do PSB (reprodução)Atualmente senador da República pelo PSB, Jorge Kajuru fez carreira no jornalismo esportivo e era conhecido por não ter papas na língua e dizer o que pensa. Seu jeito impulsivo o levou a alguns momentos inusitados na TV: em 2002, ele pediu demissão no ar na RedeTV!, onde comandava o Hora do Kajuru; já na Band, Kajuru foi demitido ao vivo, enquanto apresentava o Esporte Total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2005, ele chegou ao SBT para participar do Fora do Ar, nova aposta do canal de Silvio Santos. Na atração, exibida nas noites de quarta-feira, Kajuru comandava uma espécie de mesa redonda, que contava com as presenças de Hebe Camargo, Adriane Galisteu e Cacá Rosset. O quarteto fazia comentários sobre assuntos polêmicos e os fatos da semana.
No entanto, a participação dele no programa foi ameaçada por conta de uma condenação na Justiça. O jornalista havia sido condenado por difamação em ação movida pela Organização Jaime Câmara (OJC), por conta de duras críticas tecidas por Kajuru numa transmissão da rádio K, em Goiânia (GO), em 2001. Na época, ele disse que a OJC teria “relações promíscuas” com o governo do Estado de Goiás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
De acordo com o jornal O Globo, de 15 de maio de 2005, o apresentador havia sido condenado a 18 meses de detenção em regime aberto. Por isso, ele precisaria, todas as noites, se apresentar em um albergue na cidade de Goiânia, onde teria que ficar das 20h às 6h. Deste modo, ele não poderia mais comparecer ao SBT para gravar o Fora do Ar, que era realizado poucas horas antes de ir ao ar.
Avião à disposição
Na época, Jorge Kajuru lamentou a condenação, já que isso prejudicaria seu trabalho. Além do Fora do Ar, ele participava do Linha de Passe, na ESPN Brasil, nas noites de segunda-feira, e comandava o talk show Kajuru Liberado, da TV Alphaville, empresa de televisão por assinatura de Santana do Parnaíba (SP), que, na época, pertencia a Silvio Santos.
“Para mim são grandes os prejuízos profissionais. Na ESPN eu perco o emprego porque o Linha de Passe é ao vivo e vai ao ar às 21h. Terei que estar no albergue penitenciário a partir das 20h. Também tenho um programa na TV Alphaville, que não poderei fazer, e um em Ribeirão Preto”, desabafou o jornalista em entrevista ao Portal Imprensa, em 10 de maio de 2005.
Na mesma entrevista, Kajuru revelou que Silvio Santos deu um jeito para que ele continuasse participando do Fora do Ar.
“Já o Fora do Ar, no SBT, o Silvio Santos veio a mim pessoalmente e me disponibilizou um avião para que eu pudesse vir a São Paulo fazer as gravações do programa. A Adriane Galisteu e a Hebe Camargo também se disponibilizaram a gravar mais cedo, para que eu possa retornar na hora de me apresentar”, revelou.
Habeas corpus
Jorge Kajuru no programa Jogo Duro, do SBT (divulgação/SBT)No entanto, o apoio de Silvio Santos acabou não sendo necessário. Em 21 de maio de 2005, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que a defesa de Kajuru conseguiu uma liminar que garantia a liberdade do jornalista, com validade até que o Superior Tribunal de Justiça julgasse seu pedido de habeas corpus.
Em 22 de março de 2006, o site OFuxico informava que Kajuru havia conseguido que a Justiça recalculasse sua pena. Com isso, o jornalista conseguiu reduzir a punição e substituí-la.
Com isso, Kajuru conseguiu permanecer no SBT. O Fora do Ar não teve vida longa e foi cancelado em setembro de 2005. Mas o jornalista seguiu na emissora e, no final daquele ano, passou a comandar as edições diárias do reality show Casamento à Moda Antiga, que era apresentado por Silvio Santos aos domingos. Em 2006, ele passou a apresentar o esportivo dominical Jogo Duro. Já em 2007, comandou o Kajuru na Área, produzido pelo SBT em Ribeirão Preto.