Serena viva e mais: o final de Alma Gêmea que nunca será mostrado pela Globo
16/10/2024 às 9h18
Se você acompanhou o final de Alma Gêmea na Globo, no Viva ou no Globoplay, sabe que Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) morrem no último capítulo da trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas muita gente não sabe que o desfecho da trama poderia ser diferente. O autor Walcyr Carrasco escreveu mais de um final para a novela, para despistar a imprensa, e um deles chegou a ser gravado pela Globo, mas provavelmente nunca poderá ser visto pela Globo.
Informações desencontradas
Ostentando uma média de 38 pontos no Ibope, com 61% de participação no número de televisores ligados, Carrasco usou um artifício já visto em outras tramas de sucesso para que o verdadeiro final não seja divulgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Escrevi finais diferentes, porque não quero que seja divulgado. Quero que o público se emocione com um final surpreendente”, explicou o autor em entrevista ao jornal Extra, em 2006.
No dia da gravação do último capítulo, pessoas da produção afirmavam que o capítulo recebido pelo elenco tinha um número de páginas menor que o normal (cerca de 20) e não explicava o que aconteceria com Rafael e Serena depois do confronto final com Cristina.
LEIA TAMBÉM:
● Tristeza: autor de Alma Gêmea perdeu braço direito durante novela da Globo
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Fila definida: quais serão as próximas novelas que a Globo vai exibir
Não foi apenas o público que ficou chocado com esse final. O elenco da trama foi pego de surpresa ao receber o capítulo de número 227, o último.
Apenas os atores envolvidos nas cenas finais iriam receber as suas falas apenas no dia da gravação, que aconteceu depois do Carnaval daquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é o final alternativo de Alma Gêmea?
Na última linha do capítulo que se encontrava nas mãos do elenco, o autor agradeceu ao time e fez uma anotação, no mínimo, estranha: “O final eu decido na última semana”.
Um ator, que não preferiu ser identificado, declarou:
“Isso tudo está muito estranho. Os capítulos de Walcyr sempre foram muito bem escritos e me surpreendi ao ler o que chegou. O final dos vilões está sem pé nem cabeça e não acredito que ele vá matar o casal”.
De acordo com notícias da época, a Globo gravou um final onde Serena era salva da morte por seu fiel escudeiro Terê (David Lucas) – Rafael não teve a mesma sorte.
Uma exceção foi Roque Santeiro (1985), quando a outra versão gravada do final foi exibida no Fantástico.
Decepção
Muita gente se decepcionou com o final mostrado pela Globo. Antes do último capítulo, em 24 de fevereiro de 2006, o Jornal de Brasília registrou algumas opiniões com base no que era divulgado pela mídia.
“Se esse final for ao ar, o autor vai fazer jus ao nome dele: ele será um carrasco”, esbravejou a aposentada Maria de Lourdes Carvalho do Nascimento, então com 78 anos.
A dona de casa Vera Perrone, na época com 61 anos, também demonstrou irritação:
“Isso é um absurdo. Queria que o mal fosse punido, chega de maldade! Eu esperava que, pelo menos na ficção, o bem vencesse. O mundo já anda tão ruim…”.
“A morte deles frusta muito as pessoas que acompanham a novela. Tomara que Walcyr mude esse final”, rogou Lívia Peixoto, então com 82.
A professora aposentada Vera Lúcia Araújo, aos 55, não conseguia compreender as razões que levaram o novelista a mostrar Rafael e Serena sendo felizes em outras vidas:
“Quem morreu não voltou para contar como é lá. Eles têm que ser felizes aqui, no mundo que a gente conhece. Se eles morrem, ficarei extremamente arrependida de ter acompanhado. Puxa, a novela toda foi um encantamento só”.